Secretaria de Governo e Participação Social

NOTÍCIAS

Planejamento e Gestão | 08.11.17 - 16h27

Segunda edição do Fórum Recife 2017 acontece hoje em Casa Amarela

img_alt

No primeiro encontro realizado ontem (07/11), no Compaz Eduardo Campos, mais de 600 pessoas participaram, debatendo soluções para a RPA 2 (Foto: Wesley D`Almeida/PCR)

 

A Prefeitura do Recife realiza hoje (08/11), a partir das 18h, no Sítio Trindade, na Estrada do Arraial, Nº 3.259, em Casa Amarela, a 2ª edição do Fórum Recife Participa 2017. Os fóruns regionais são oportunidades para que a população participe apresentando, propondo, sugerindo e avaliando, diretamente aos dirigentes da Prefeitura do Recife, projetos, programas, ações ou serviços que beneficiem as comunidades. Os debates serão registrados em vídeo e as demandas levantadas serão computadas pela equipe da Secretaria de Governo e Participação Social do Recife.
 
A primeira edição do Fórum Recife Participa 2017, realizado na noite de ontem nas instalações do Compaz Governador Eduardo Campos, localizado no Alto Santa Terezinha, conseguiu reunir mais de 600 moradores, lideranças e conselheiros para discutir projetos e ações de interesse da Região Político Administrativa 2 (RPA 2). Participaram secretários municipais e dirigentes de órgãos da Prefeitura do Recife, que apresentaram à comunidade uma prestação de contas sobre os investimentos em diversas áreas, como Saúde, Educação, Infraestrutura, Habitação, Segurança Urbana e Saneamento.
 
Após as apresentações, os moradores participaram diretamente do Fórum, solicitando investimentos e apresentando solicitações para as diversas comunidades inseridas no âmbito da RPA 2. O secretário de Governo e Participação Social, Sileno Guedes, avaliou que, apesar da conjuntura nacional apresentar um quadro de dificuldades que penaliza principalmente os Estados e os municípios, a Prefeitura do Recife vem conseguindo fechar o ano entregando diversas obras e projetos. "O prefeito vem percorrendo quase diariamente a cidade, inaugurado ruas, entregando iluminação, escutando a população", disse.
 
O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, observou que a RPA -2 tem sido contemplada com diversos investimentos na questão da saúde pública, com a inauguração da Upinha Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério, e a Upinha Dra. Fernanda Wanderley, na Linha do Tiro. O secretário disse que somente em 2017 já visitou cerca de 40 unidades de saúde e prometeu entregar até 2018 a Unidade de Saúde José Emerenciano, no Alto do Páscoal.
 
FÓRUNS - O Recife Participa, programa de participação social da Prefeitura do Recife, retoma suas atividades com um novo formato, mais ágil e dinâmico. Entre os dias 07 de novembro e 02 de dezembro, sete rodadas de escuta popular serão realizadas nas seis Regiões Político-Administrativas (RPA) da cidade, além de um seminário e de um fórum com as representações do Prezeis. O primeiro Fórum será realizado hoje (07/11), a partir das 18h, no Compaz Eduardo Campos, na Avenida Aníbal Benévolo, S/N, no Alto Santa Terezinha, ao lado da Academia da Cidade. As discussões serão direcionadas às questões da população residente na RPA 2.
 
Nesse novo formato do Recife Participa, os Fóruns são abrangentes, abertos para a discussão de todos os segmentos que envolvem o processo administrativo da cidade. Serão abordados temas relativos a Infraestrutura, Saúde, Educação, Mobilidade e Controle Urbano, Defesa Civil, Saneamento, Habitação, Direitos Humanos e Cidadania, Segurança Urbana, Meio Ambiente, Cultura, Lazer e Esportes. Os secretários de todas as pastas envolvidas participam em todos os Fóruns, escutando as demandas e propostas e também apresentando relatórios sobre os investimentos em todas as RPA´s.
 
Para o secretário de Governo e Participação Social, Sileno Guedes, o programa Recife Participa volta com um formato que permite mais agilidade nas tomadas de decisões, com foco no melhor aproveitamento dos recursos financeiros e humanos e no desenvolvimento da cidade. "Mesmo em um ano difícil, conseguimos destinar obras e serviços para toda a cidade, atendendo demandas antigas e com um olhar diferenciado para cada bairro e aquelas comunidades do entorno", disse.
 
HISTÓRICO - Em 2013, a Prefeitura do Recife lançou o seu novo modelo de Participação Social, denominado de Recife Participa, que chegou com o objetivo de ampliar e qualificar a gestão participativa e o controle social no Recife. A primeira atividade do programa foi convocar a sociedade para o Seminário Recife Participa, em julho do ano passado. Na ocasião, mais de duas mil pessoas discutiram com todo o secretariado os assuntos da cidade, em mesas temáticas. As demandas discutidas no Seminário do Recife Participa foram incluídas na Lei Orçamentária Anual de 2014 e no Plano Plurianual 2014-2017, ambos aprovados pela Câmara Municipal do Recife.
 
A etapa seguinte foi a instalação dos Fóruns Microrregionais e Conselhos Regionais. Os Fóruns e Conselhos são as instâncias permanentes de participação popular previstas no Recife Participa. A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Governo e Participação Social, percorreu as 18 Micorregiões Político-Administrativas da cidade para eleger através de votação direta os coordenadores dos Fóruns e os Conselheiros Regionais do Recife Participa. Nesta rodada, também foram eleitos os temas prioritários para cada Microrregião, que serão discutidos com a presença dos secretários de cada pasta, nas plenárias dos Fóruns Microrregionais. Mais de 14 mil pessoas participaram deste processo.