NOTÍCIAS

Cultura | 08.12.11 - 13h45

Ação do IASC combate trabalho infantil, na Festa de Nossa Senhora da Conceição

[caption id="attachment_11536" align="alignleft" width="334" caption="Foto: Carlos Augusto"][/caption]

Na tarde desta quarta-feira (07), a Prefeitura do Recife, por meio do Instituto Social de Ação e Cidadania (IASC), deu continuidade à ação Por Um Recife Sem Trabalho Infantil, no Morro da Conceição. A iniciativa, que está acontecendo há duas semanas e termina amanhã, no final da festa de Nossa Senhora da Conceição, faz parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), projeto do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Com o apoio de 50 assistentes do IASC, a intervenção tem por finalidade promover ações educativas no combate ao trabalho infantil.

As crianças encontradas em situação de vulnerabilidade social são encaminhadas para os dois pólos de assistência montados no local pela PCR. O primeiro fica no Largo São Luiz e o outro segundo na Escola Municipal Júlio Vicente. Nos dois lugares os jovens recebem os cuidados dos técnicos do IASC, três refeições e participam de atividades recreativas. No final da noite eles retornam para os lares.

De acordo com o gerente operacional do PETI, Jorge João, o resultado da ação tem sido satisfatório. “Os pais têm aceitado a nossa abordagem e não oferecem reação contrária. Com isso conseguimos evitar a exploração do trabalho infantil e que as crianças fiquem em situação de vulnerabilidade”, afirma. Cerca de 30 crianças estão sendo atendidas por dia.