NOTÍCIAS

Cultura | 08.12.12 - 17h18

Noite de festa para delegados e delegadas do Orçamento Participativo

 

[caption id="attachment_29351" align="alignleft" width="334"] O clima foi de festa e confraternização para os delegados do OP, no Clube Internacional do Recife. Foto: Fernando Silva[/caption]

Depois de um ano de muito trabalho entre reuniões, plenárias e debates, os  delegados e delegadas eleitos no Ciclo 2012 do Orçamento Participativo se reuniram mais uma vez na noite desta sexta-feira 0(7). O local foi o Clube Internacional do Recife. Na pauta, alegria, música e confraternização. Era a festa do OP que acontece todo o final de ano promovida pela Prefeitura do Recife e que já virou tradição. Este ano, foram nomeados 1.242 delegados, sendo 890 regionais e 352 temáticos para mandato de um ano. Os delegados do OP, eleitos por voto popular, têm como principal função representar as comunidades nos diálogos com o governo e fiscalizar o andamento das obras escolhidas também através do voto pela população.

“Hoje é um dia para festejar, tivemos um ano bastante produtivo”, afirmou Maurílio Muniz, Coordenador do OP, que recebia a todos os convidados  na entrada do Clube Internacional. Maurilio disse ainda que é um momento de esperança para todos que construíram o OP desde o seu início, há 12 anos. “A participação popular foi construída e valorizada. É importante que possamos acreditar que tudo isso terá uma continuidade”, afirmou, referindo-se ao futuro do Orçamento Participativo nos próximos anos.

Quem concorda com esse sentimento é Waldicléia Gonçalves, eleita uma das delegadas do OP da Pessoa com Deficiência. Junto das irmãs ela acompanhava os acordes da Orquestra Garcia em uma área especialmente reservada para cadeirantes que abriu a noite de festa. “Conquistamos muitas vitórias com o Orçamento Participativo. A gente sente que a voz e a participação da pessoa com deficiência foi ampliada e isso não pode acabar”, afirmou a delegada.

Outra liderança que não perde uma festa do OP é Hilário Lima. Eleito delegado pela comunidade da UR-07, Várzea ele diz que este é um momento de rever velhos amigos militantes da participação popular e conhecer os novos delegados. “Isso aqui é uma grande família, uma familia que luta pela melhoria da cidade e que conhece de verdade o seus problemas”, falou em tom emocionado.

A festa no Clube Internacional seguiu até a madrugada ao som da Banda Super Pop, Banda Só Brega e Dj Cubano.

Balanço - Nos últimos quatro anos 417.569 pessoas votaram e elegeram 8.788 delegados. Neste período, o Recife recebeu investimentos, por meio do OP, de R$ 537,3 milhões, em obras de toda ordem como pavimentação e drenagem, saneamento básico, contenção de encostas de morros, habitação, saúde, educação, esporte e lazer, trabalho e renda, cultura e assistência social.