NOTÍCIAS

Cultura | 09.02.13 - 00h45

Carnaval do Recife começa em clima de paz e animação

Naná Vasconcelos comanda a abertura do Carnaval do Recife! Naná Vasconcelos comanda a abertura do Carnaval do Recife!

O Marco Zero se encheu de beleza, frevo e animação na noite desta sexta-feira (8). No céu, os fogos anunciavam a abertura oficial do Carnaval do Recife quando o prefeito Geraldo Julio entregou nas mãos do Rei Momo e da Rainha do Carnaval as chaves da cidade, simbolizando o reinado do frevo durante os quatro dias de folia. Naná Vasconcelos - um dos homenageados do Carnaval - coroou o início da festa na capital pernambucana com um grande show acompanhado de dez nações de maracatu.

“Vocês não imaginam como é bonito olhar vocês daqui. Estamos muito felizes. São mais de cinco mil pessoas da Prefeitura trabalhando para fazer esse Carnaval. Vamos brincar com muita paz, frevo e amor pelo Recife. Eu tenho certeza que esse Carnaval será inesquecível”, comemorou Geraldo Julio, que chegou ao Marco Zero acompanhado da primeira-dama, Cristina Mello, dos filhos Eduardo e Rodrigo, do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e da primeira-dama, Renata Campos.

Durante a abertura oficial da festa, o presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife (FCCR), Roberto Lessa, entregou a Naná uma placa comemorativa para homenageá-lo. Coube à secretária de Cultura do Recife, Lêda Alves, e ao secretário de Turismo e Lazer, Felipe Carreras, reverenciar Alcir Lacerda, o outro homenageado do Carnaval, que faleceu em 2012. A esposa do fotógrafo, dona Ceça Lacerda, recebeu uma placa comemorativa representando a família de Alcir.

Durante a abertura, o governador agraciou Naná com a mais alta comenda de Pernambuco: a Medalha dos Guararapes no grau “Grã Cruz”, por sua representação cultural exaltando o Estado. Emocionado, o percussionista fez questão de agradecer. “Vocês todos fazem parte dessa homenagem. Somos, juntos, uma só nação. O som dos tambores preenchem a minha alma de alegria porque esse momento é verdadeiro. Então, que soem os tambores”, conclamou. “É um momento de grande emoção quando a gente encontra esse Marco Zero cheio, com tantas pessoas com os olhos brilhando para aplaudir a cultura pernambucana, e, agora, para prestigiar Naná, que sempre faz as pessoas se emocionarem com o seu talento”, destacou Eduardo Campos.

A primeira noite do Carnaval seguiu com a apresentação de Milton Nascimento e da cantora portuguesa de fados, Carminho. Para espalhar a efervescência do frevo no pé, mais de 14 artistas subirão ao palco montado no Marco Zero sob o comando do Maestro Spok. Entre os artistas, Luiza Possi, Lenine, Otto, Armandinho, Emílio Santiago, Roberta SáBeto, Ortiz, Silvério Pessoa, Nena e Ylana Queiroga e Tibério Azul.