Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 09.02.24 - 10h31

Afoxés abrem o Carnaval do Recife pedindo paz e proteção aos Orixás para os dias de folia

img_alt

Ialorixás e Babalorixás de 29 afoxés conduziram a cerimônia Ubuntu pelas ruas do Bairro do Recife, que teve sua apoteose no palco do Marco Zero. (Foto: Brenda Alcântara/PCR Imagem)

 

A abertura do Carnaval do Recife foi marcada por dança, música, beleza, cores e muita energia positiva com a quinta edição do Ubuntu - Uma consagração ao povo negro. Na simbólica lavagem, 29 grupos de afoxé percorreram a Av. Rio Branco até o Marco Zero, no Bairro do Recife, pedindo paz e bênçãos aos Orixás. A celebração, integrante da agenda oficial do Carnaval promovida pela Prefeitura do Recife, trouxe a alegria dos terreiros de candomblé para as ruas e o palco do Marco Zero.

Rebeca Nascimento, 38 anos, compartilhou sua animação ao curtir o primeiro dia da folia momesca com toda a família, incluindo sua filha Maria Luiza, 10 anos. "Como boa pernambucana, espero o ano inteiro por esse momento, e enquanto puder, trarei minha filha para vivenciar de perto nossas tradições. A energia dos afoxés é surreal, nos sentimos abençoados para começar a folia", expressa ela.

O cortejo começou logo depois que os afoxés se reuniram para um xirê, convidando os orixás a dançar e brincar com seus filhos. As ruas foram simbolicamente lavadas com o amaci, um banho de ervas sagradas preparado pelas ialorixás e babalorixás dos 29 afoxés até o palco do Marco Zero, onde cada grupo se apresentou entoando músicas em reverência aos Orixás, com a participação de Mariene de Castro. O evento foi idealizado e apresentado por Dona Carmem Virgínia.

Nayara Temporal, 32 anos, integrante do Afoxé Oxum Pandá, participa desde a primeira edição da cerimônia. "É extremamente importante ver todos os afoxés juntos, trazendo nossa religiosidade, ascendência, descendência e nossa história africana. Aqui não é folclore, é história, é cultura de África, que trouxemos para cá e se misturou com várias outras coisas. Recife é um território africano, então ter a abertura do carnaval com este evento pra mim é extremamente significativo e lindo. Eu acho muito incrível ver todo mundo junto, tocando e dançando ao mesmo tempo, é muito mágico”, destaca ela.

Participaram do evento os seguintes afoxés: Afoxé Ara Odé, Afoxé Alafin Oyó, Afoxé Ylê Egbá, Afoxé Oxum Pandá, Afoxé Filhos de Xangô, Afoxé Povo de Ogunté, Afoxé Filhos de Dandalunda, Afoxé Omim Sabá, Afoxé Povo dos Ventos, Afoxé Oyá Alaxé, Afoxé Omo Nilê Ogunjá, Afoxé Ylê Xambá, Afoxé Oxum Jagurá, Afoxé Omó Obá Dê, Afoxé Elegbará, Afoxé Ogbon Obá, Afoxé Yami Balé Gilê, Afoxé Omo Inã, Afoxé Obá Iroko, Afoxé Babá Orixalá Funfun, Afoxé Ara Omim, Afoxé Afefe Lagbará, Afoxé Omolu Pakeru Awo, Afoxé Filhos de Ayra, Afoxé Omo Lufan, Afoxé Okulê Byí, Afoxé Oyá Egunitá, Afoxé Aganjú Aséobà, Afoxé Télá Ókó Ara Ejibô.

ASSUNTOS: