Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Carnaval | 09.02.24 - 15h07

Prefeitura do Recife fecha parceria com a Cittamobi para divulgação de serviços de atendimento a mulheres em situação de violência no Carnaval

No aplicativo, serão marcados os locais de acolhimento da Secretaria da Mulher do Recife, além da divulgação da campanha de enfrentamento do assédio, importunação e outras formas de violência contra a mulher

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria da Mulher, fechou uma parceria importante para o período de Carnaval deste ano. Unindo-se à Cittamobi, empresa voltada para o desenvolvimento de tecnologia com foco na relação com os passageiros de transporte coletivo urbano, a gestão municipal vai disponibilizar no aplicativo os locais da cidade onde, durante os dias de folia, as mulheres em situação de violência podem buscar acolhimento, orientação e encaminhamento. Também será divulgada na plataforma a campanha de enfrentamento do assédio, importunação e outras formas de agressão contra a mulher.

Com isso, o aplicativo Cittamobi passará a ter um diferencial neste Carnaval: além de mostrar os horários de chegadas e partidas das linhas de ônibus que circulam pela cidade, também marcará em seu mapa, através de pins, os locais em que a Secretaria da Mulher do Recife estará com os serviços de prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher. São eles: Central da Mulher, na Rua Domingos José Martins, ao lado do Paço do Frevo; Unidade Móvel de Atendimento à Mulher, no Polo Ibura, na Av. Dom Helder Câmara, S/N, Ibura; Centro de Referência Clarice Lispector, na Rua Doutor Ferreira Silva, 122, Santo Amaro; e o Serviço Especializado e Regionalizado (SER) Clarice Lispector, na Av. Recife, 700, Areias.

“Um dos principais meios de locomoção durante o Carnaval são os ônibus, e fechar uma parceria com uma empresa como a Cittamobi, que tem um grande destaque entre os usuários do transporte público, traz um grande reforço para que as mulheres saibam onde buscar ajuda. Também será uma forma de potencializar a nossa campanha de prevenção da violência contra a mulher”, destaca a secretária da Mulher, Glauce Medeiros.

A campanha de enfrentamento do assédio, importunação e outras formas de violência contra a mulher também vai ganhar espaço no aplicativo. Nos locais destinados à publicidade, serão colocados banners e também notificações push com o material do Manual de Como Não Ser um Bacaca, que traz o mote “Depois do Não”. A plataforma ainda trará a divulgação do canal de atendimento à mulher através WhatsApp do Centro de Referência Clarice Lispector, que tem funcionamento 24h, no número (81) 9.9488-6138.

De acordo com Emanuele Cassimiro, diretora de Produto da Cittamobi, a parceria tem como objetivo ser um canal de comunicação para as mulheres se sentirem mais seguras. “Estamos entusiasmados e comprometidos com essa parceria em apoio à Secretaria da Mulher e à Prefeitura de Recife no acolhimento às mulheres não só durante a nossa campanha no Carnaval mas em todos os momentos do ano. A mulher que se sentir vulnerável pode ter em poucos cliques o acesso de onde estão os equipamentos públicos especializados em violência contra mulher. Além disso, ao trazer informações sobre o transporte público em tempo real, o Cittamobi é uma ferramenta de autocuidado para que elas fiquem em segurança também no dia a dia”, conclui.

COMO PEDIR AJUDA NO CARNAVAL 2024 - De quarta (7) a terça-feira (13) de Carnaval, a Secretaria da Mulher do Recife vai estar com um espaço montado na Praça do Arsenal para atender e orientar mulheres em situação de violência doméstica/sexista,  vítimas de assédio, importunação sexual e outras formas de agressão. O stand, que funcionará das 16h às 2h, vai contar com uma equipe multidisciplinar formada por psicóloga, advogada e assistente social do Centro de Referência Clarice Lispector. Além disso, a Brigada Maria da Penha também estará no local, encaminhando mulheres à delegacia especializada ou a outro serviço da rede de enfrentamento, caso necessário.

A sede do Centro de Referência Clarice Lispector, localizada no bairro de Santo Amaro, vai funcionar 24h durante os dias de Carnaval, em regime de plantão. O serviço telefônico gratuito do local também estará disponível para orientação, via Whatsapp (81.99488-6138), durante o dia inteiro, sem pausa. 

Durante os festejos de Momo, o Serviço Especializado Regionalizado (SER) Clarice Lispector, localizado na Avenida Recife, 700, no bairro de Areias, vai funcionar das 7h às 19h.  A festa vai contar, ainda, com o serviço da Unidade Móvel de Atendimento à Mulher. O equipamento, que tem como objetivo ampliar a oferta de informação e garantia de acesso das mulheres às ações de prevenção e enfrentamento a violência, vai funcionar no polo Ibura, das 18h às 24h.

Já nos polos descentralizados, equipes volantes da Secretaria da Mulher vão realizar ações de prevenção, reforçando as informações sobre os serviços de atendimento à mulher em situação de violência, além de distribuir exemplares do Manual de Como Não Ser um Babaca no carnaval, que ajudam a desconstruir comportamentos machistas naturalizados na sociedade.

ASSUNTOS: