Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 09.03.24 - 20h30

Apresentação da Banda Sinfônica e visitação a navio marcam primeiras comemorações do aniversário do Recife

img_alt

Prefeitura do Recife segue com programação aberta ao público ao longo do mês de março (Foto: Helia Scheppa)

Neste sábado (9), primeiro dia de celebração do aniversário do Recife, que completará 487 anos na próxima terça-feira (12), a Prefeitura promoveu duas grandes atividades gratuitas. À noite, a Banda Sinfônica do Recife, patrimônio cultural da cidade, realizou um concerto no palco do Teatro Luiz Mendonça, voltado para a esplanada do Parque Dona Lindu. A apresentação contou com a participação especial do grupo Guerreiros do Passo, que desde 2005 conta a história do frevo através da dança. Mais cedo, durante o dia, os moradores e visitantes do Recife tiveram a oportunidade de conhecer o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” (A-140), o maior navio de guerra da América Latina. O prefeito do Recife João Campos marcou presença nos dois eventos.

 

“Fazendo mais uma etapa da comemoração do aniversário do Recife com a belíssima apresentação da Banda Sinfônica do Recife, que foi criada pelo Pelópidas da Silveira, que foi o primeiro prefeito engenheiro, prefeito da Frente Popular do Recife. E a gente tem a oportunidade hoje de estar conduzindo a cidade nos 487 anos dela e vendo essa belíssima apresentação conduzida pelo maestro Nenéu Liberalquino. Fiquem atentos à programação, neste domingo haverá mais atividades e ao longo da semana tem muita coisa boa”, convidou João Campos ao fim do concerto.

 

NAVIO - O acesso do público ao A140, também conhecido como o Capitânia da Esquadra, ocorreu pelo Terminal Marítimo de Passageiros. Os visitantes puderam conhecer o convés de voo (área onde as aeronaves pousam), o passadiço (estação de comando) e outras partes de cima do navio. Aeronaves da Marinha também estavam em exposição. Com 208 metros de comprimento e uma boca (largura) de 31,7 metros, o “Atlântico” representa um marco da engenharia naval e das capacidades estratégicas da Marinha do Brasil.

 

“Agradeço à Marinha do Brasil e ao Ministério da Defesa, José Múcio, pela apresentação do maior navio de guerra da América Latina no Recife. É importante as pessoas conhecerem o trabalho da Marinha, entender a lógica de funcionamento, quais são os equipamentos, matar aquela curiosidade que todo mundo tem, e talvez tenha tido até um sonho de infância de conhecer. E a visitação está sendo gratuita”, comentou João Campos, durante a visita.

 

BANDA SINFÔNICA DO RECIFE - Sob a regência do maestro Nenéu Liberalquino, a Banda Sinfônica do Recife executou um repertório bastante eclético, que foi desde a MPB até a música erudita, passando pelo jazz e pelas trilhas sonoras. Foi fundada em 7 de outubro de 1958 pelo então prefeito Pelópidas da Silveira.

 

DOMINGO - Neste domingo (10), haverá demonstração de salto de paraquedas da equipe de salto livre do Exército, “Os Cometas”, às 10h, em Boa Viagem, em comemoração ao aniversário da cidade. O dia também vai ser repleto de eventos culturais na Praça do Marco Zero, Bairro do Recife. Às 11h, o público poderá conferir a Banda Marcial do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (CGCFN), e, às 17h, a Fuzishow, Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais. As apresentações serão marcadas por uma mistura equilibrada de músicas populares e eruditas, encerrando a programação do final de semana.

 

Além disso, com a missão de realizar demonstrações aéreas por todo o Brasil e mundo afora, a Esquadrilha da Fumaça também volta ao Recife neste domingo. O ponto principal para apreciar esse espetáculo de tirar o fôlego será a icônica Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife. O público vai poder assistir a manobras incríveis e ver o rastro de fumaça que colore o céu, criando um espetáculo visual único. A exibição está marcada para às 16h. O evento é gratuito.