Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Defesa Civil | 09.05.16 - 21h04

Recife registra em 24 horas a quantidade de chuva esperada para 18 dias

img_alt

O prefeito Geraldo Julio coordenou, nesta segunda (9), uma equipe de 1.263 pessoas para trabalhar na redução dos transtornos e riscos causados pela precipitação de chuvas. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)



Devido aos registros de chuvas acumuladas, que chegam a 185 milímetros nas últimas 24h, a Prefeitura do Recife está totalmente mobilizada para a realização de ações de prevenção e redução de riscos e transtornos  causados pela precipitação, que representa o equivalente a 18 dias, considerando a média histórica do mês de maio, que é de 328 milímetros. O prefeito Geraldo Julio, em coletiva realizada na tarde desta segunda-feira (9), reforçou o alerta para a desocupação das áreas de risco pelos moradores, e anunciou as ações de controle que estão sendo comandadas por ele em um gabinete de monitoramento integrado das secretarias municipais, montado especialmente para dar atenção aos danos provenientes do período de alerta.

"Desde de manhã montamos este gabinete para monitorar as ações realizadas pela CTTU, pela Emlurb, pela Defesa Civil, todo mundo atuando nas ruas para minimizar os transtornos de uma chuva como essa. Essa poderá ser a maior chuva ocorrida dentro de 30 anos, se permanecer chovendo dentro das próximas 12h, como aconteceu desde a meia-noite de ontem até agora. A nossa preocupação maior agora é com as áreas encharcadas, dos morros, para não haver deslizamento, então por isso  alertamos as pessoas para sua segurança, que saiam das áreas de risco e procurem um lugar seguro, na casa de amigos, familiares, ou entrem em contato com a Defesa Civil, para serem encaminhados para algum abrigo", declarou o prefeito Geraldo Julio.

Na manhã desta terça (9) a Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC) emitiu dois novos alertas, renovando o comunicado emitido no domingo (8), para que os moradores de áreas de morro e sujeitas a alagamentos ficassem atentos, e caso necessário entrassem em contato com a Defesa Civil pelo telefone 0800-081-3400. Até agora, já foram emitidos pela Defesa Civil do Recife três alertas através de SMS para 15 mil moradores destas áreas, 111 vistorias foram realizadas, 117 pedidos de colocação de lonas foram atendidos, e 572 famílias foram orientadas a desocupar as áreas instáveis. Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos realizou a entrega de 90 cestas básicas para os desalojados.

"O mais importante neste momento é manter a integridade física das pessoas. Os outros transtornos da cidade também estamos monitorando e combatendo, com uma equipe bastante profissional empenhada nisso, mas  nesse momento o mais importante é a integridade física dessas pessoas que estão espalhadas nesses pontos vulneráveis", completou o prefeito, que lembrou ainda que a gestão está atuando de forma integrada com  1.263 profissionais das secretarias de Governo e Participação Social, Saneamento, Infraestrutura e Serviços Urbanos, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Mobilidade e Controle Urbano, além da Emlurb, URB, CTTU e Guarda Municipal.

De acordo com o secretário-executivo de Defesa Civil, coronel Cassio Sinomar, a recomendação da Prefeitura do Recife se mantém até que a chuva pare. "Temos um acumulado de chuva muito forte, e recebemos o aviso da APAC que essa chuva vai perdurar. Então é importante que essas pessoas das áreas de risco procurem locais seguros para passar a noite, e só depois de passada a chuva solicitem o apoio da Defesa Civil, para que façamos uma vistoria nas residências e verificarmos se há ou não condições de voltarem para suas residências.  Quem não tem para onde ir, pode solicitar o apoio da Defesa Civil, que deslocaremos as famílias para um local seguro, e colocaremos toda a nossa equipe à disposição para atender essas pessoas", afirmou o coronel.

Também para minimizar os danos causados pelas chuvas, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), colocando equipes com 170 agentes e 125 orientadores de trânsito, que, diariamente, estão nos principais corredores viários da cidade, priorizam hoje as áreas que foram afetadas por queda de árvore, alagamento ou falta de energia. A Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também está realizando o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 112 câmeras, e mais quatro equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade.


Vide abaixo detalhes das ações realizadas pela Prefeitura do Recife para minimizar os danos das chuvas:

SEMÁFOROS- Desde a meia-noite desta segunda-feira (9), 25 semáforos apresentaram falhas técnicas, dos quais 16 já funcionam normalmente e nove estão com equipes técnicas no local realizando os ajustes necessários. No total, Recife conta com 650 semáforos, sendo que 451 deles possuem nobreaks, que permitem o funcionamento de 4h a 6h ao equipamento, em caso de falta de energia. Até o momento, dois semáforos funcionam com nobreak.

ÁRVORES - A Emlurb contabilizou a queda de 7 árvores e seis galhos grandes. A maioria já foi recolhida. Qualquer solicitação pode ser realizada pela Central 156.

DRENAGEM - Os serviços no sistema de drenagem contam com a desobstrução das galerias e, quando necessários, com o suporte de jatos de sucção. Nesta segunda-feira (9), os trabalhos estão acontecendo em diversos pontos da cidade, a exemplo da Avenida Beberibe, Beberibe; Rua Epaminondas Cristóvão de Oliveira, Torrões; Avenida Agamenon Magalhães, Campo Grande; Rua Jornalista José de Sá, Cohab; Travessa do Normando, Pina; Rua Othon Paraíso, Torreão; Rua Sítio dos Pintos, Sítio dos Pintos; Rua Engenheiro Vasconcelos Bittencourt, Várzea e Rua Amaro Albino Pimentel, Boa Viagem.

As equipes de limpeza urbana também reforçam os serviços nos pontos mais baixos da cidade, para evitar que o lixo vá para o sistema de drenagem.A Emlurb tem atuado preventivamente com a intenção de reduzir os impactos causados pelas chuvas. Em dois meses de andamento da Operação Inverno 2016, o órgão já realizou a limpeza de 16 canais e outros 12 seguem em andamento. Além disso, estão acontecendo importantes intervenções para a melhoria da rede de drenagem em diversos pontos da cidade, que consistem na recuperação e na implantação de elementos do sistema, a exemplo de substituição de tubulação, construção e recuperação de caixas coletoras, poços de visita, entre outros. Para o trabalho, a Emlurb conta com cinco retroescavadeiras, três escavadeiras hidráulicas e 28 caminhões basculantes.

Atualmente, existem obras de melhoria do sistema de drenagem em andamento, como na Avenida Norte, Santo Amaro; Rua Epaminondas Cristóvão de Oliveira, Torrões; Rua Professor Bandeira, Iputinga; Rua Itarema, Curado; Rua Potiretama, Curado; Rua Dragão do Mar, Brasília Teimosa; além de diversas ruas nos bairros da Várzea, Pina e Ibura.

PONTOS DE ALAGAMENTO -Para melhorar a rede de drenagem da cidade, a Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), realiza, desde 2013, um trabalho de levantamento, planejamento e erradicação de pontos críticos de alagamento, impactando diretamente na mobilidade e na qualidade de vida da população.  Até o momento, foram solucionados 27 pontos, a um investimento total de quase R$ 10 milhões.

O combate aos pontos críticos de alagamento faz parte de uma ação de intervenção em vias com baixo dimensionamento de captação na rede de drenagem ou obstrução nas tubulações existentes. Além dessas intervenções, são realizadas ações de melhorias, como obras de manutenção, contemplando os serviços de limpeza, construção de elementos de drenagem (poços de visitas, caixas coletoras, sarjetas) e substituição de tubulações em alguns casos.


Atualmente, existem obras em andamento na Avenida Norte, Santo Amaro; Rua Epaminondas Cristóvão de Oliveira, Torrões; Rua Professor Bandeira, Iputinga;  Rua Dragão do Mar, Brasília Teimosa; além de diversas ruas nos bairros da Várzea e Pina. O aporte nessas vias é de aproximadamente R$ 4 milhões.

CANAIS - A Emlurb tem atuado preventivamente com a intenção de reduzir os impactos causados pelas chuvas. Em dois meses de andamento da Operação Inverno 2016, o órgão já realizou a limpeza de 16 canais e outros 12 seguem em andamento. Além disso, estão acontecendo importantes intervenções para a melhoria da rede de drenagem em diversos pontos da cidade, que consistem na recuperação e na implantação de elementos do sistema, a exemplo de substituição de tubulação, construção e recuperação de caixas coletoras, poços de visita, entre outros.

MONITORAMENTO-  A Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva de Defesa Civil, em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, começou a instalar no final do mês de abril,  a primeira Estação Total Robotizada (ETR) do Nordeste. O local escolhido para acomodar o equipamento foi a Escola Estadual Lagoa Encantada, na Rua Dr. Moacir Sales, no Ibura.

Estão sendo implantados 100 prismas em um raio de 2,8Km, permitindo o monitoramento em tempo real, dos principais pontos suscetíveis a deslizamentos na comunidade.A Estação Total Robotizada (ETR) foi  instalada nas dependências da Escola Estadual Lagoa Encantada, fazendo a leitura dos dados obtidos junto aos prismas, através da emissão de sinais infravermelhos. Os sensores geotécnicos fazem parte do projeto do Cemaden sobre Monitoramento de Morros para Prevenção de Deslizamentos para acompanhar, com maior precisão, a movimentação de terra em morros e encostas nas áreas de riscos de deslizamentos. São equipamentos de alta tecnologia que estão sendo instalados nas áreas vulneráveis a deslizamentos em nove municípios, de várias regiões do País.

OPERAÇÃO INVERNO 2016

1.400.000 metros quadrados de lonas plásticas colocadas
7 mil pontos receberam as lonas plásticas
19.500 vistorias
9.300 ações porta a porta
155 ações educativas
26 mutirões da Defesa Civil