NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 09.05.17 - 17h35

PCR promove a campanha´10 dias de Ativismo pelo fim da violência contra a população LGBT´

Até 17 de maio, data em que se comemora o Dia Internacional de Combate à Homofobia, a Gerência de Livre Orientação Sexual (GLOS), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos, vai promover o balcão de serviços no Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT. 

 

No mês em que o Movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) reafirma o Dia Internacional de Combate à Homofobia, comemorado em 17 de maio, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos, em parceria, com o Governo do Estado e o movimento LGBT promovem a Campanha 10 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a População LGBT. A campanha vai acontecer entre os dias 10 e 20 de maio de 2017 e, neste período, diversas ações e políticas serão desenvolvidas pela Gerência de Livre Orientação Sexual (GLOS), confira:

Na quarta-feira (10) acontece o Balcão de Serviços LGBT, ação que busca facilitar e garantir o acesso da população LGBT aos serviços oferecidos pelo poder público. O Balcão de Cidadania acontecerá no Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT, localizado na rua dos Médicis, 86, no bairro da Boa Vista, das 8h às 17h. Os interessados devem comparecer portando os documentos de RG, CPF, Carteira Profissional, Comprovante de Residência e título eleitoral. Confira abaixo lista com todos os serviços disponíveis no Balcão de Serviços LGBT. 

Já na sexta (12), ocorre a ação “Distribuição de Cartas às Famílias. Realizado em parceria com o movimento ‘Mães pela Diversidade” serão distribuídas, em alguns pontos da cidade, durante a manhã, cartas de familiares de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis e Transexuais. O objetivo é compartilhar as experiências, os ensinamentos, as dores e alegrias dessas famílias buscando estimular o respeito, o acolhimento e o fortalecimento do vínculo familiar. Buscando, também, garantir que essas histórias cheguem ao maior número de pessoas. Durante a semana, as cartas serão divulgadas em redes sociais. 

Todas essas ações fazem parte do Programa Recife Sem Preconceito e Discriminação desenvolvido pela Gerência da Livre Orientação Sexual e, conta com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Secretaria de Saúde, Secretaria da Mulher, Defensoria Pública de Pernambuco, Ministério Público de Pernambuco, Governo do Estado, iniciativa privada e Movimento Organizado LGBT.

 

 Serviços ofertados no Balcão de Serviços LGBT (10/05):

 

Manhã:

 

- Cadastramento no Sistema Único de Emprego: 9h às 15h;

- Agendamento para emissão de Carteira de Trabalho: 9h às 15h;

- Recrutamento e encaminhamentos para seleções de vagas de Emprego com a CONTAX: 9h às 12h;

- Pré-cadastro para segundas vias de RG: A partir das 9h (limitado);

- Encaminhamento para confecção de segundas vias de Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito. A partir das 9h (limitado);

- Consultoria Jurídica;                                                                                                                                                                

- Registros de Denúncias com caráter Homofóbico;

- Atendimento Psicológico;

- Orientações Gerais para Retificação de Prenome e Sexo no Registro Civil;

 

Tarde:

 

- Aferição de Pressão;

- Aferição de glicose no sangue;

- Emissão do Cartão SUS (Com ou sem o Nome Social);

- Orientações para a Prevenção da Saúde Bucal;

- Atualização de Calendário Vacinal através das vacinas:  Hepatite B, Tríplice Viral e Antitetânica;

- Teste rápido para Hiv/Aids;

- Marcação de consultas para o Ambulatório LBT;

- 14h30 - Roda de Diálogo sobre "Auto cuidado em Hormonioterapia", com Carla Andreia Alves de Andrade, mestranda em Enfermagem com ênfase em educação em saúde;

- Consultoria Jurídica;

- Atendimento Psicológico;

- Orientações Gerais para Retificação de Prenome e Sexo no Registro Civil;

 

Serviço:

Data: 10 e 12 de maio

Horário: 9h às 17h.

Local: Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT (CMRC LGBT)

Rua dos Medicis, 86, Boa Vista.

Fone: (81) 3355-3456