NOTÍCIAS

Cultura | 09.06.11 - 13h09

Bulling é tema de encontro na Escola Municipal Karla Patrícia

A programação envolveu os estudantes, pais, educadores e funcionários da escola

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer promoveu, na última quarta-feira (08), um encontro de combate ao bulling com o tema “O Som do Amor – Bulling não é Brincadeira”, na Escola Municipal Karla Patrícia, em Boa Viagem. A programação contou com palestra, música, teatro e produção artística envolvendo os estudantes, pais, professores e funcionários da escola.

A atividade do turno da manhã começou com um grande abraço à escola e logo em seguida os professores Henrique Travassos, flautista e Rosemeire Novaes, por meio de músicas que trazem a temática da paz, sensibilizaram os alunos a respeito da solidariedade e amor ao próximo. Eles entoaram as canções A Paz pela Paz e Amor Imenso de Nando Cordel; Amigos para Sempre de Carlos Cézar e A Paz de Giberto Gil e João Donato e logo um coro formado pelos estudantes de cinco a 12 anos acompanhou os professores. 

A reflexão sobre as letras das músicas serviu de mote para a produção que os alunos desenvolveram em sala de aula. Eles escreveram redações, confeccionaram cartões e criaram desenhos, que ficaram expostos no pátio da escola como uma grande produção artística dos alunos. Ainda pela manhã, a professora Enivalda Rezende ministrou a palestra sobre “Cultura de Paz”. “Organizamos o projeto visando focar a não violência e as práticas de cultura de paz”, enfatizou a educadora. “Levaremos esta prática para todas as escolas da rede”, concluiu.

Já no turno da tarde, as atividades foram direcionadas aos estudantes com idade de 12 a 16 anos e, para eles, o repertório privilegiou músicas do universo adolescente, como Amor I Love you, de João Higino e interpretada pela cantora Mariza Monte. A partir daí, eles foram instigados a criar, por meio de expressão artística, produções com temática apresentada. O resultado foi duas composições de rap, das turmas do 7º e 8º ano e uma peça de teatro encenada pela turma do projeto Se Liga, que por meio de mímica, abordaram a solidariedade e o companheirismo. Os alunos também puderam apreciar a leitura do texto de cordel “A Peleja da Covardia com a Senhora Educação”, do advogado Isaac Luna, interpretado pela professora Rosemeire, além da palestra da educadora Enivalda.

A coordenadora pedagógica da escola, Célia Maia contou que a atividade faz parte do plano de ação da escola e contempla projetos que envolvem temáticas do bulling. “Procuramos fazer, junto com a diretoria de ensino e formação docente e os professores, uma programação bem lúdica, onde os alunos pudessem interagir entre si e refletir sobre questões que envolvem as relações humanas. Pudemos observar que eles ficaram sensibilizados com os temas abordados analisando as produções”, comemorou a educadora.

ASSUNTOS: