NOTÍCIAS

| 09.07.14 - 18h01

​Usuários e familiares dos Caps expõem na Feneart

A variada produção é resultado de oficinas terapêuticas. (Foto: Antônio Tenório/PCR)

Quadros, bijuterias, puffes, caixas de MDF trabalhadas e camisas customizadas estão entre as variadas peças artesanais feitas por usuários e familiares dos Centros de Apoio Psicossocial (Caps) Infantil Zaldo Rocha, José Carlos Souto e Álcool e Drogas Vicente Araújo. Os produtos estão sendo expostos e vendidos na Feneart, Rua17, Nº340, que está ocorrendo no Centro de Convenções até o próximo sábado, 12 de julho.

“As produções são executadas em oficinas que têm intervenções terapêuticas estratégicas na inserção social por meio do trabalho de geração de renda e economia solidária”, explica a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Recife, Telma Melo. Ela acrescenta que a reforma psiquiátrica ao longo do seu processo histórico, além de medidas estratégicas com rede de serviços substitutivos ao manicômio que são os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), propõe a reinserção social pelo trabalho e geração de renda na lógica da Geração de Renda e Economia Solidária.

Telma Melo salienta ainda que a iniciativa, que tem apoio do Ministério da Saúde, favorece potenciais expressivos e criativos, a socialização, elevação da autoestima, superação de paradigmas, além de a autonomia e a independência dos usuários e familiares. Outro resultado citado por ela é o estímulo à auto-organizarão do grupo envolvido. Estão envolvidos neste projeto cerca de 30 usuários que produzem uma diversidade de peças artesanais: colares, puffs, quadros, camisetas customizadas, panos de prato, caixas mdf e latas decoradas (decoupage), acessórios de fuxico, entre outros.

“A intervenção reabilitadora em saúde mental também deve ter como alvo as questões da falta de acesso ou a perda de trabalho das pessoas com transtorno mental, porque a desocupação é um fator de risco de doença mental e do uso abusivo de álcool e outras drogas”, destaca a coordenadora de integração de Ensino e Serviço do Distrito Sanitário II, Iris Samandhi, salientando que a participação na Feneart é uma ótima oportunidade para o reconhecimento desse trabalho.