NOTÍCIAS

| 09.08.13 - 14h51

Terceira Upinha 24h da Zona Norte já está em obras

[caption id="attachment_37196" align="alignnone" width="680"] Prefeito Geraldo Julio anunciou uma UPA-E para a região. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

 A Prefeitura começou a tirar do papel nesta sexta-feira (9) a terceira Upinha 24h para beneficiar a Zona Norte do Recife, em sete meses de gestão. Compromisso de campanha do prefeito Geraldo Julio, a unidade está sendo construída no Córrego do Jenipapo. Ela fará parte de um “cinturão” que ainda contará com outros três equipamentos. Também já estão em obras as Upinhas do Morro da Conceição e da Linha do Tiro. Até o final de agosto, a PCR começará a erguer a unidade da Bomba do Hemetério. Geraldo, que acompanhou o início da intervenção no Córrego do Jenipapo, anunciou ainda uma UPA Especialidade na Avenida Norte.

O prefeito do Recife foi recebido no canteiro de obras com cartazes de agradecimento e aplausos por parte dos moradores da área. “A gente sabe a importância que a Upinha 24h terá para melhorar o primeiro atendimento. Quando eu estive aqui no Córrego do Jenipapo, no ano passado, todo mundo citou o atendimento à saúde e é por isso que nós estamos aqui hoje. Para chegar aqui, com sete meses de governo, foi preciso muito planejamento”, destacou Geraldo.

A Upinha 24h do Córrego do Jenipapo ficará pronta em dezembro deste ano. O equipamento funcionará na Rua da Recuperação, 6426, e terá plantão para pequenas urgências à noite. A unidade terá cerca de 700 metros quadrados de área construída. Ao todo, dez mil pessoas serão atendidas por mês no local, que contará com salas de observação, nebulização e sutura; bem como um espaço para coleta de exames e administração de medicamentos.



A população encontrará na unidade três equipes de Saúde da Família, sendo cada uma delas formada por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde em média. Também atuarão no local três equipes de saúde bucal. O equipamento, orçado em R$ 1,8 milhão, conta com recursos provenientes do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), de uma emenda do deputado estadual Francismar Pontes e da própria PCR.

Moradora do Córrego do Jenipapo, Maria José da Silva, 50 anos, fez questão de ser a primeira a chegar ao evento. Para a dona de casa, a Upinha é a concretização de uma luta antiga dos moradores. “Estamos felizes e quase não conseguíamos acreditar. É muita emoção para quem sempre lutou por uma unidade de saúde qualificada perto de casa. Agora, é esperar para a inauguração”, comemorou.

Já a UPA Especialidade da Zona Norte funcionará em um terreno ao lado do antigo posto Esso, na Avenida Norte. Através do Gabinete de Projetos Especiais, a PCR já está concluindo o processo de negociação para aquisição do terreno. Depois dessa etapa, os trâmites burocráticos seguirão para autorização que liberará o início da obra.

[caption id="attachment_37199" align="alignnone" width="680"] Equipamento está sendo erguido na Avenida Norte. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

“Quando a população precisar de um exame especializado tem que ter a UPA-E, que é uma inovação do nosso Programa de Governo. A Zona Norte da cidade não pode ficar só com a Upinha 24h, mas precisa do médico especialista; e é por isso que nós decidimos construir nessa área a UPA-E.”, ressaltou Geraldo Julio.

O prefeito do Recife reforçou que continuará fazendo o que acordou com a população na época da campanha. O gestor salientou ainda a importância da requalificação da rede atual, ao tempo em que elencou a construção de novos equipamentos, como o Hospital da Mulher, o primeiro de grande porte construído no Recife pela PCR.

Secretário de Saúde do Recife, Jaílson Correia classificou o evento de hoje como mais uma obra que imprime a alma do governo. “O nosso Programa de Governo prevê o cuidado com todas as etapas da saúde do recifense, e, com a Ordem de Serviço de hoje, estamos priorizando um atendimento importante para uma área que precisa muito. Hoje, iniciamos uma nova era na saúde da Zona Norte”, reiterou.