Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 09.08.16 - 11h50

Profissionais da Upinha Bongi-Novo Prado promovem mamaço

 
As mães também poderão tirar dúvidas sobre a maternidade nesta quarta-feira (10)
 
 
Profissionais da Upinha Bongi-Novo Prado promovem atividades em comemoração à Semana da Amamentação durante o mês de agosto. Nesta quarta-feira (10), a partir das 9h30, será realizado o II Mamaço, na rua Isaac Markman, nº 100, bairro do Bongi.  Além do mamaço, as mães terão a oportunidade de participar de rodas de conversa e esclarecer possíveis dúvidas sobre a amamentação com a proposta de mostrar a importância para a saúde do seu filho, deixando-as mais segura para o ato.
 
“As orientações do profissional de saúde ajudam as mães nesse primeiro momento com o filho. A amamentação é muito importante para a mãe e o bebê e esta é uma ótima oportunidade para a troca de experiência e esclarecimentos”, falou a enfermeira da Upinha, Wilma Farias, que coordenará as atividades.
 
A Semana Mundial de Aleitamento Materno ocorreu de 01 a 07 de agosto, mas as atividades se estendem durante todo o mês. As unidades de saúde dos oito Distritos Sanitários do Recife realizaram uma programação variada incluindo palestras, rodas de conversa, visitas domiciliares, atividades educativas, teatro e orientações para aos pais.
 
Direito - Reforçando as estratégias de apoio ao aleitamento materno, desde 2007 a Prefeitura do Recife garante Licença Maternidade de seis meses (180 dias) para as servidoras efetivas e desde março de 2013 esse direito foi ampliado para as servidoras da Administração Indireta da PCR.
 
Atualmente o município do Recife conta com 10 Salas de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta, estando assim distribuídas: em duas maternidades municipais (Maternidade Arnaldo Marques e Bandeira Filho), nas cinco maternidades de Alto Risco (HAM, HBL, HC, IMIP e CISAM), em dois consultórios de aleitamento privados (UNIAME e AMA) e na sede da CHESF.
 
Serviços: A Secretaria de Saúde do Recife oferece uma rede de apoio, promoção e proteção ao aleitamento materno de forma intersetorial. Entre as ações estratégicas desenvolvidas, destacam-se a iniciativa Hospital Amigo da Criança, em que as três maternidades do Recife fazem parte; o Banco de Leite Humano da Maternidade Bandeira Filho (Afogados), assim como postos de coleta de leite humano nas maternidades Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura). Quem quiser doar na Maternidade Bandeira Filho, deve entrar em contato pelo número 3355-2235, para receber algumas orientações importantes.
 
Dicas para uma amamentação bem sucedida:
 
Dê somente leite materno até os seis meses de vida do bebê. Ele não precisa de água, chás, leites artificiais ou qualquer outro alimento nesse período.
 
Nos primeiros dias após o parto, ofereça o peito muitas vezes, mesmo que você ache que tenha pouco leite. Essa quantidade costuma ser suficiente, pois esse leite, chamado colostro, atende às necessidades do bebê.
 
Nos primeiros meses, o bebê ainda não tem horários regulares para mamar. Por isso, ofereça o peito sempre que ele quiser. Com o tempo, ele faz seu horário.
 
O leite materno nunca é fraco, ele é sempre adequado para o desenvolvimento do bebê.
 
A mulher que amamenta tem muita sede. Por isso, beba bastante líquido.
 
Evite bebidas alcoólicas e cigarros.
 
A mulher que usa drogas como maconha, crack e cocaína não deve amamentar.