Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 09.08.23 - 11h31

Curso gratuito destinado a pessoas idosas tem aula inaugural no Recife

img_alt

Curso "Educação, Saúde e Cidadania na Velhice", promovido pela Prefeitura do Recife, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), contou com 157 inscritos. Aulas seguem até nos próximos três semestres. (Foto: Cortesia)
 
Prestar serviços educativos às pessoas idosas, respeitando as suas mais diversas experiências, incentivando o seu protagonismo, a fim de garantir o bem-estar e o desenvolvimento pessoal e social. Esses são os principais objetivos do curso "Educação, Saúde e Cidadania na Velhice", promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Públicas sobre Drogas, e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A aula inaugural aconteceu nesta terça-feira (8), no Salão Nobre da instituição de ensino, no bairro de Dois Irmãos. 

O curso é destinado a pessoas idosas moradoras do Recife, com ou sem comprovação de escolaridade, e pretende formar 120 alunos. Haverá uma turma no turno da manhã e outra à tarde, cada uma com 60 vagas. As aulas acontecerão às terças e quintas, ao longo de 18 meses (três semestres).

Em sua fala aos alunos presentes, a secretária municipal Ana Rita Suassuna agradeceu a parceria e desejou um curso proveitoso. "É uma alegria estar nessa aula inaugural que reforça novamente a parceria com a UFRPE. Se estamos aqui hoje é porque vocês fizeram valer o direito à educação. Essa iniciativa é um direito que vocês têm e que, graças a parceria com a universidade, estamos podendo consolidar", reforçou a gestora. 

Os alunos receberão a carteira de estudante, uma refeição (almoço) gratuita nos dias de aula e terão direito à utilização dos espaços da universidade. As aulas abrangem desde atividades formativas, que agreguem conhecimentos técnico-científicos, até atividades humanas, com a execução de projetos didáticos. Os professores deverão focar em reflexões e debates sobre os variados aspectos relacionados ao processo de envelhecimento e às velhices, além da inclusão social. Ao final do curso, as pessoas idosas devem ser capazes de acionar os conhecimentos adquiridos para o exercício de sua cidadania, promovendo seu bem-estar e a melhoria da qualidade de vida e da participação social.

Com 77 anos, José Y Plá Trevas, morador do bairro das Graças, disse estar muito feliz em voltar a estudar. Ele é formado em Economia e Direito e pretende aprender muito com o curso voltado à pessoa idosa. "Eu sempre gostei muito de estudar e voltar ao campus é uma expectativa muito boa", declarou.

O reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, se emocionou ao reforçar que o curso será construído coletivamente com as pessoas idosas. "Teremos novos alunos universitários com mais de 60 anos, circulando pelo mesmo campus onde circulam jovens a partir de 13 anos. Eu sinto uma gratidão imensa por estar tendo a oportunidade de finalmente consolidar esse projeto a partir desta aula inaugural", destacou o reitor.

De acordo com a professora Nayana Pinheiro, do Núcleo de Envelhecimento, Velhice e Idosos da UFRPE, a iniciativa surgiu da necessidade de proporcionar acesso a pessoas idosas aos conhecimentos técnico-científicos e humanos desenvolvidos pela universidade. "A população da pessoa idosa no Brasil aumentou de 2012 a 2022, saindo de  22,3 milhões para 31 milhões de pessoas idosas. Isso só nos convida para pensar e realizar políticas públicas, educacionais para esse segmento", ressaltou a docente, que também é idealizadora e coordenadora do projeto Universidade de Formação Aberta à Pessoa Idosa.

Marinalva Vieira da Silva, 67 anos, mora no bairro de Coqueiral e está muito agradecida à Prefeitura por proporcionar a oportunidade de estudar numa universidade tão conceituada. "Eu concluí o ensino médio em 2014, quando já tinha 58 anos e não imaginei que pudesse depois disso frequentar uma universidade", ressaltou, acrescentando que é sempre salutar aprender e aplicar no dia a dia.

O curso conta com o financiamento do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (Comdir), com a articulação e acompanhamento da Gerência da Pessoa Idosa da Secretaria Executiva de Direitos Humanos. Para execução do projeto, será repassado à UFRPE o valor de R$ 560,4 mil, através do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife.

 

ASSUNTOS: