NOTÍCIAS

Cultura | 09.09.13 - 19h08

Educadora da rede municipal comemora prêmio Professores do Brasil

[caption id="attachment_38224" align="alignleft" width="680"] Kátia é docente da Escola Municipal Manoel Torres, na Imbiribeira. (Foto: Ivanildo Francisco/PCR)[/caption]

Kátia Barros, foi reconhecida por trabalho sobre alfabetização e inclusão de estudantes com síndrome de Down

O trabalho com inclusão de alunos com síndrome de Down rendeu à professora Kátia Barros o principal prêmio da educação nacional, o Professores do Brasil, do Ministério da Educação (MEC), na categoria Alfabetização nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. A docente, que leciona na Escola Municipal Manoel Torres, na Imbiribeira, concorreu com mais de 2.600 trabalhos de educadores de todo o país na 6ª edição da premiação.

Kátia idealizou o projeto "Alfabetizando e promovendo a inclusão da pessoa com síndrome de Down" quando se deparou com as dificuldades de aprendizagem que sua filha, Laura Barros, de 9 anos, encontrava em escolas privadas. A educadora matriculou-a na Escola Municipal Manoel Torres e buscou apoio da equipe da unidade, que nunca havia trabalhado com uma criança com Down antes.

A professora desenvolveu o trabalho por meio de jogos e atividades que estimulassem as habilidades com a escrita e as artes visuais. Ao longo do projeto, a educadora pode perceber que as práticas realizadas com Laura também ajudavam os demais alunos a ter um avanço significativo no processo de alfabetização.

Durante as aulas, a professora também utilizou a contação de histórias, com livros que abordassem a temática de crianças com Down, como O pequeno Rei Arthur, de Lúcia Cyreno, e Dança Down, de Cláudia Cotes, para facilitar a integração entre Laura e os demais estudantes.

A professora Kátia ressalta a felicidade de ver seu projeto rendendo frutos significativos tanto para os alunos com necessidades educacionais especiais quanto para os demais estudantes da sala. “Como mãe e educadora, me sinto honrada em ter ganhado o prêmio e poder ver que o trabalho ajuda no crescimento de Laura e dos demais alunos. Estou feliz em vê-los alfabetizados.”

O Prêmio Professores do Brasil é uma parceria do MEC com a Abrelivros, Fundação SM, Fundação Volkswagen e Instituto Votorantim e tem como intuito reconhecer os professores das redes públicas, instituições educacionais filantrópicas, comunitárias e confessionais que possuam convênios com os sistemas públicos de ensino do país. Além disso, premia os projetos escolhidos com a quantia de R$ 7 mil reais para auxiliar na continuidade das pesquisas dos educadores.

A premiação prestigia trabalhos que envolvam a melhoria da qualidade de educação básica, além de possibilitar a troca de experiências pedagógicas, criativas e inovadoras que tenham alcançado êxito em situações-problemas nas unidades de ensino do país.