Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 09.09.21 - 18h30

Prefeitura do Recife mobiliza frequentadores do Parque da Macaxeira para conscientização contra o suicídio

População vai poder participar  das atividades oferecidas pela SDSDHJPD, em parceria com as Secretarias de Esportes e de Turismo e Lazer, que incluem palestras sobre o tema, jogos e aula de zumba.

 

Os registros de suicídios no Brasil alertam sobre a importância de falar sobre o assunto e o Setembro Amarelo é dedicado à prevenção e conscientização contra o suicídio. Para trazer o tema à sociedade em geral, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Política sobre Drogas (SDSDHJPD) realiza nesta sexta-feira(10), Dia Mundial de Prevenção do Suicídio,  uma ação no Parque da Macaxeira. Das 15h às 19h, os frequentadores do parque vão poder participar  das atividades oferecidas pela SDSDHJPD, em parceria com as Secretarias de Esportes e de Turismo e Lazer, que incluem palestras sobre o tema, jogos e aula de zumba. 

Neste dia, equipes da Prefeitura pretendem mobilizar a  população  para conscientização sobre o tema, falando sobre como identificar sinais da ideação suicida, como ajudar ou buscar ajuda. A Secretaria Executiva de Política sobre Drogas (Sepod) irá levar aos usuários o jogo Bora Prevenir. A estrutura física do jogo é utilizada pelas equipes da Sepod em eventos presenciais com o objetivo de fortalecer as práticas de prevenção e expor estratégias para minimizar a exposição à vulnerabilidade do uso abusivo do álcool e outras drogas.

A Secretaria Executiva de Juventude (Sejuv) estará presente no evento, divulgando ações alusivas ao fortalecimento da política de juventude e promovendo jogos cooperativos e integrativos com os usuários do parque. 

A Secretaria de Direitos Humanos vai divulgar os serviços de atendimento à população, como o Centro de Referência em Cidadania Margarida Alves, o Centro de Referência em Cidadania LGBTI+ e os núcleos de Mediação de Conflitos que estão presentes nas quatro unidades do Compaz do Recife. Tais iniciativas atuam no combate às violências que podem desencadear situações de suicídio. 

SERVIÇOS DE SAÚDE - A assistência à saúde mental é oferecida em 17 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do município para pessoas que precisam de apoio psicossocial e/ou de tratamento para transtornos decorrentes de sofrimento psíquico ou do consumo abusivo de álcool e outras drogas. A lista das unidades pode ser conferida aqui: https://bit.ly/2Rz6fzo.

O cidadão pode procurar os Caps de forma espontânea ou por encaminhamento de uma unidade da Atenção Básica. Os profissionais que trabalham nos Centros formam uma equipe multidisciplinar composta por médicos psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais. 

Durante a pandemia, os Caps do Recife continuam abertos, mas tiveram de readequar o funcionamento. A Coordenação de Saúde Mental vem buscando potencializar os atendimentos, priorizando a orientação do distanciamento social; passando a ofertar, nos Caps, o acompanhamento dos usuários através de teleatendimento, por telefone. Em casos que requeiram uma maior atenção, é garantido agendamento de consulta presencial para que seja feita uma avaliação mais completa, atendimento emergencial de psiquiatra, se necessário.

Além do teleatendimento oferecido pelos Caps, a Sesau está disponibilizando um canal de teleacolhimento para pessoas que estão atravessando momentos de angústia e tristeza por conta do isolamento social e da covid-19. O atendimento com a equipe multiprofissional com ênfase em saúde mental pode ser requisitado através do site/aplicativo Atende em Casa (www.atendeemcasa.pe.gov.br). A escuta qualificada é feita por psicólogos, assistentes sociais, psiquiatras, terapeutas ocupacionais e profissionais das Práticas Integrativas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.