NOTÍCIAS

Cultura | 09.10.14 - 17h17

PCR celebra Dia das Crianças com esportes e campanha educativa

Começa domingo o Meu Parque Esportivo, no Parque Santana. Na Jaqueira e no 13 de Maio, a criançada receberá a segunda dose da Vacina Contra a Violência

Não basta comemorar. No Dia das Crianças, é preciso suar a camisa. Para dar vazão à energia da criançada e assegurar mais lazer e saúde para toda a família, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, promoverá, no próximo domingo (12), um dia intenso de atividades gratuitas e ao ar livre no Parque Santana, Zona Norte da cidade.

Das 9h às 17h, será montada uma grandiosa estrutura de palets, com 22 mesas, bancos e duas praças de convivência, numa grande área batizada de Picnic. Além disso, haverá show, a partir das 15h, da banda infantil Bichos Soltos.

Mas o grande destaque da programação ficará por conta das atividades esportivas, que inauguram a programação do projeto Meu Parque Esportivo, que seguirá agitando os finais de Semana no Parque Santana até o dia 8 de novembro.

A partir das 9h, vai ter escolinha de futebol, oficina de slackline, aula de tênis, bicicross, recreação com skate, basquete, corrida e muitas outras atividades radicais. Serão realizados ainda gincanas, desafios e campeonatos com a criançada desportista ao longo do dia e também durante todo o mês.

Nos dois primeiros finais de semana de novembro, o Parque Santana será palco das quartas de finais, semifinais e finais do 5º Campeonato Pernambucano de BMX e também de treino oficial de bicicross.

A programação foi montada pela Organização Social Instituto de Desenvolvimento do Esporte, contratada pela Secretaria de Turismo e Lazer, para colocar os recifenses para suar e se divertir ao ar livre, no grandioso parque de 63 mil metros quadrados.

Ainda para animar aos pequenos, a Secretaria de Turismo e Lazer promoverá, neste Dia das Crianças, atividades no Parque da Macaxeira, onde a Orquestra dos Palhaços se apresenta a partir das 15h. No Recife Antigo, vai ter show da Banda Animakids, às 9h30, e arrastão infantil com o Bloco Sonho e Fantasia, com saída marcada para as 15h, do Marco Zero.

SEGURANÇA URBANA

A Secretaria de Segurança Urbana também vai oferecer programação para os pequenos recifenses. As crianças que forem aos Parques da Jaqueira e 13 de Maio no domingo poderão receber a segunda dose da Vacina Contra a Violência. Pelo segundo ano, a PCR realiza a ação de cultura cidadã, que pretende conscientizar meninos e meninas de até 12 anos sobre a importância de fazer boas escolhas na vida. O evento acontece das 8h às 17h.

Inspirada em ações do mesmo tipo que aconteceram em Bogotá, na Colômbia, na década de 1990, a iniciativa pretende incentivar a cidadania e a cultura de paz entre as crianças, para prevenir episódios violentos no futuro.

Os participantes, acompanhados por um responsável, irão assistir a pequenos vídeos interativos, protagonizados pela Turma do Ben, e escolher qual a melhor decisão a ser tomada em variadas circunstâncias. As peças vão reproduzir situações cotidianas, como assistência a deficientes e idosos e bullying na escola. Ao final, as crianças estarão, simbolicamente, vacinadas contra a violência e receberão uma fita branca para colocar no pulso.

Durante o dia também serão distribuídas histórias em quadrinhos da Turma do Ben e realizadas oficinas de pintura artística, desenho, reciclagem e de bichos em balões. Para quem quiser estender a brincadeira, o projeto conta com o site www.turmadoben.com.br onde são disponibilizadas atividades, como jogo de memória e dos sete erros, para download.

A Vacinação Contra a Violência teve consultoria do Centro de Pesquisa em Psicanálise e Linguagem (CPPL), especializada em psicologia infantil, e conta com o apoio da Fundação Bernard van Leer, que trabalha com prevenção à violência contra crianças em diversos países do mundo.