NOTÍCIAS

| 09.11.14 - 23h28

A Campanha de Vacinação contra Pólio e a Tríplice Viral segue até 28 de novembro

A meta é vacinar 95% do púbico-alvo até o próximo dia 28 de novembro. (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

O Dia D da Campanha Nacional Contra Poliomielite na cidade do Recife segue até logo mais, às 17h, em todas as unidades de saúde da capital que também disponibilizou neste sábado (08), 212 postos volantes de vacinação - escolas, pontos comerciais, entre outros -, somando 374 locais espalhados pela cidade e 5 mil profissionais. A meta é vacinar 95% do púbico-alvo, cerca de 90 mil crianças, com idade entre seis meses e menos de cinco anos, até o próximo dia 28 de novembro.

A Campanha foi aberta às 8h da manhã na Upinha Dia Bongi - Novo Prado, no bairro do Bongi, pelo secretário de Saúde, Jailson Correia, que deu a dose contra a poliomelite ao pequeno Artur, de sete meses. "Mesmo estando há 25 anos sem caso de poliomelite no país, é muito importante que as crianças estejam imunizadas, para garantir que a doença não volte", alertou o secretário.

O bebê Artur é o primeiro filho da gerente comercial, Taciane Azevedo, que chegou logo cedo à Upinha Dia Bongi - Novo Prado. "Quero ver meu filho 100% protegido e tenho o máximo de atenção com as campanhas de vacinação", afirmou. A mãe de Artur ainda contou que ao saber da realização de qualquer campanha avisa às amigas que têm filhos pela redes sociais. "As mães são muito ocupadas, trabalham fora e podem esquecer, daí sempre divulgo", falou Taciane.

Na casa da pequena Júlia a atenção é dobrada. O pai, Leonardo Lima, é coordenador de área do Distrito Sanitário onde está localizada a Upinha Dia e a mãe Rafaelly Marques é fisioterapeuta. "Somos profissionais de saúde e temos ainda mais consciência da importância de vacinar Júlia contra uma doença como a poliomelite", salientou Leonardo.

Zé Gotinha, Branca de Neve, Bruxa, Fada, Mateus e Katilinda estavam entre os personagens que receberam as crianças para a vacinação. A apresentação do Maracatú Almirante Forte - Baque Cirado e uma passista mirim fizeram a festa na unidade de saúde para recepcionar a comunidade. As crianças participaram de atividades lúdicas - contação de histórias, pinturas e brincadeiras. Tudo para não chorar e curtir o Dia D da Vacinação contra Polio.

A coordenadora do Programa de Imunização do Recife, Elizabete Azoubel, informa que durante toda a campanha que prossegue até o dia 28, os pais devem levar o cartão de vacinação para que seja identificada a necessidade de vacinar a criança com a Tríplice Viral que protege contra Sarampo, Rubéola e Caxumba. Já a vacina contra pólio é indicada para todas as crianças, independente de terem sido imunizadas recentemente.