NOTÍCIAS

Cultura | 09.12.11 - 13h08

Pátio do Carmo é palco da cidadania

Feira de prestação de serviços contou com participação da Prefeitura do Recife, por meio da SDHSC, e envolve ações alusivas ao Dia Internacional dos Direitos Humanos

Cidadania. Este foi o mote da manhã desta sexta-feira (09), durante a feira de prestação de serviços que aconteceu no Pátio do Carmo, bairro de São José, região central da Cidade. A “I Jornada Estadual dos Direitos Humanos” é um evento promovido pelo Governo de Pernambuco, em parceria com a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC). As ações são alusivas ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro.

Dentre as atividades programadas, a população teve acesso ao pré-cadastro para o Bolsa Família, bem como retirada de documentação, como a 2ª via de registro de nascimento e a carteira de trabalho. O pessoal do Procon-Recife também esteve presente, esclarecendo os interessados sobre os direitos do consumidor. Consultas à defensoria pública e exames de saúde também foram serviços oferecidos, gratuitamente, à população.

Este é um dia muito importante, já que estamos comemorando o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. Ao longo desse tempo muita coisa foi feita, mas a caminhada ainda não acabou, e é longa. É um momento em que muitas dessas pessoas que estão aqui talvez nunca tenham ouvido falar em Direitos Humanos e é importante que elas saibam que eles existem e são voltados para todos, universalmente, sem restrições por categoria”, explicou a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife, Amparo Araújo.

Oportunidade - No local, o grupo de maracatu do Centro de Referência Margarida Alves deu o tom do encontro, enquanto as pessoas visitavam os três ônibus que fazem parte do projeto de inclusão digital, desenvolvido pelo Município. Lá os interessados em participar dos cursos se informaram sobre o início das aulas. Já Roseana Macrina, 43 anos, esteve no Pátio, a fim de retirar a 2ª via da certidão de nascimento. “Vou casar em janeiro e não posso sem o registro. Acho isso aqui muito importante, porque quem não tem condições de tirar os documentos, como eu, tem essa oportunidade. É muito válido”, disse.

As atividade que envolvem a “I Jornada Estadual de Direitos Humanos” aconteceram por 15 dias, em 31 municípios, do Sertão ao Agreste do estado. Para este sábado (10), a partir das 16h, está programada uma caminhada, com saída da Câmara dos Vereadores do Recife, seguindo até a Praça da Independência. Um grande espetáculo com Edilza, Ed Carlos, Segnos - banda formada por deficientes visuais - e o Maracatu Várzea de Capibaribe marcará o encerramento da Jornada.