NOTÍCIAS

Cultura | 09.12.11 - 18h33

População do Recife mais próxima do patrimônio natural

Pólo de Educação Ambiental Vivenciada (PEAV) sensibiliza a população sobre a importância da educação ambiental e sustentabilidade

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), realiza, neste sábado (10), o lançamento do ‘Pólo de Educação Ambiental Vivenciada’ (PEAV), no Parque da Jaqueira, às 16h. O novo projeto pretende sensibilizar a população sobre a importância da educação ambiental, a partir de temas como arborização urbana, unidades protegidas e mudanças climáticas, entre outros. O PEAV é realizado em parceria com a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer; Secretaria de Saúde; Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (EMLURB); Autarquia de Saneamento do Recife (SANEAR) e Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Além do Parque da Jaqueira, o Jardim Botânico do Recife é outra unidade de conservação na qual será implantado um PEAV.

Caracterizado como um projeto que busca a participação permanente da sociedade civil, o PEAV tem como principal objetivo aproximar a população dos parques e praças da cidade, disseminando os conhecimentos e sensibilizando os visitantes à necessidade de proteger o patrimônio natural. “O PEAV é a resposta da SEMAM à política pública relacionada à educação ambiental. É um grande marco do novo posicionamento da gestão do prefeito João da Costa em relação às políticas educacionais. Vamos focar a sensibilidade das pessoas para se engajarem no projeto de um Recife sustentável”, anuncia o secretário de Meio Ambiente, Marcelo Rodrigues.

A interação com o público será por meio de atividades como trilhas, contação de histórias, peças teatrais e exposições de vídeos e fotografias. “Todo o visitante que chegar nesses espaços de conservação ambiental vão contar com passeios guiados, oficinas, teatro, contos de história, além de exposição de vídeos e fotografias. Essas são atividades práticas que tem o objetivo de transmitir à população a importância da sustentabilidade na cidade”, observa o diretor de Políticas Ambientais da SEMAM, Maurício Guerra.

A atividade do PEAV no Parque da Jaqueira é nas sextas e sábados, de 9h às 11h e de 14h às 16h. No Jardim Botânico, o Pólo estará aberto de terça a domingo das 9h às 15h.