NOTÍCIAS

Educação | 09.12.15 - 11h31

Secretaria de Educação do Recife lança livros produzidos por estudantes

Os textos foram elaborados por cerca de 500 alunos e aprovados em processo seletivo

A Secretaria de Educação do Recife lança, nesta quarta-feira (9), os livros produzidos pelos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, no âmbito do Projeto Nas Ondas da Leitura. Os trabalhos foram elaborados por cerca de 500 alunos, de 33 unidades de ensino, e aprovados em processo seletivo. O evento, batizado de Circuito Literário, acontece das 14h às 17h, na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores do Recife (Efaer) Professor Paulo Freire, na Madalena, em parceria com a Editora IMEPH, que colabora com a Prefeitura do Recife no Projeto Nas Ondas na Leitura.

Serão lançados o livro coletivo “Histórias Na Mente, Lápis Na Mão”, uma coletânea de produções de 27 escolas municipais, e os trabalhos individuais “O cordel dos animais”, da escola Josefina Marinho; “O canteiro das virtudes”, da João Batista Lippo Neto; “A Gata Borralheira do Sertão pernambucano“, da escola Compositor Capiba; “A festa no mangue”, da Reitor João Alfredo; “Uma aventura no oceano”, da escola Dois Rios e “O quibungo e as brincadeiras”, da Presbítero José Bezerra.

No lançamento, as obras serão autografadas pelos alunos. Os estudantes da Escola Municipal José Múcio Monteiro ainda apresentarão a "Fábula da Semente da Verdade” e, ao final, a banda Cordelândia se apresentará.

ONDAS DA LEITURA - Em 2014 a Secretaria de Educação do Recife lançou o projeto Ondas da Leitura, que faz parte do Programa de Letramento do Recife (ProLer). O objetivo é estimular os alunos do Ensino Fundamental a serem autores de textos literários. No início de cada ano letivo, os estudantes recebem nove livros paradidáticos para serem estudados e trabalhados em sala de aula, um a cada mês. Depois da leitura, os alunos têm a oportunidade de contar e recontar as histórias, para que comecem a trilhar os caminhos da autoria. No fim do ano letivo, os melhores textos são publicados. Nas unidades de ensino, os alunos também recebem visitas dos autores dos livros utilizados no projeto. 

O Nas Ondas da Leitura é realizado em parceria com o Instituto Meta de Educação, Pesquisa e Formação de Recursos Humanos (IMPEH) e oferece todo o aporte pedagógico de estímulo à leitura e à produção de textos. Atualmente, o projeto atinge mais de 60 mil alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). 

No início deste ano, estudantes que um ano antes não sabiam ler e escrever viraram autores de livros infantis. A partir dos trabalhos desenvolvido no Ondas da Leitura, eles pensaram e produziram três livros.