NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 10.01.17 - 12h14

Prefeito Geraldo Julio participa de seminário promovido pelo TCE-PE

img_alt

4º Seminário Tribunal de Contas do Estado e Novos Gestores Municipais tem o objetivo de orientar os prefeitos eleitos e reeleitos na condução de suas gestões (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O prefeito Geraldo Julio participou, na manhã desta terça-feira (10), da abertura do 4º Seminário Tribunal de Contas do Estado e Novos Gestores Municipais. Geraldo, que é servidor concursado do órgão, foi um dos gestores que compôs a mesa de abertura e também assistiu a uma das palestras realizadas pela manhã. O prefeito ainda participará de outras apresentações que estão na agenda do seminário, como a de “Análise do Índice de Transparência dos Municípios Pernambucanos – ITMpe”.

Durante o evento, Geraldo destacou a importância da participação dos novos prefeitos e dos reeleitos no seminário. “É uma iniciativa muito importante do Tribunal de Contas do Estado, já que no início do mandato o prefeito recebe orientações importantes que devem ser priorizadas na gestão. As pessoas que estão dando as palestras são profissionais que convivem com isso todos os dias, conhecem os municípios e fazem a fiscalização, mas fazem também a parte de capacitação e treinamento”, disse Geraldo.

“Alguns prefeitos estão assumindo mandatos pela primeira vez e nunca passaram por isso, e aqui eles terão acesso a informações importantes para tocar a gestão. As pessoas precisam se atualizar a vida inteira”, acrescentou. Entre outros temas, serão discutidos a Lei de Responsabilidade Fiscal, a importância das Procuradorias dos municípios e o Índice de Transparência. Este é o quarto ano que o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) realiza o seminário.

De acordo com o Índice de Transparência dos Municípios Pernambucanos do TCE-PE, o Portal da Transparência do Recife é o melhor do estado. A avaliação foi feita junto a portais de 184 municípios pernambucanos entre os meses de julho e setembro de 2016, classificando-os em Desejável, Moderado, Insuficiente, Crítico e Inexistente. O Recife, assim como na avaliação de 2015, foi a única cidade a alcançar a classificação de Desejável com o índice de 800.5, despontando em primeiro lugar na lista pelo segundo ano consecutivo.

Fonte de informação e do compromisso da gestão com a transparência no tratamento de dados da Prefeitura do Recife, o Portal da Transparência fechou o ano de 2016 com 514.943 acessos. O registro representa 60,6% a mais de visitas ao site em relação a 2015, quando foram computadas pouc mais de 320 mil visualizações. Os números revelam que cada vez mais a população faz uso da ferramenta como uma das mais importantes fontes de acesso à informação e controle social do Executivo Municipal.