Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 10.01.19 - 11h44

Futebol, história pernambucana e igrejas históricas são temas dos próximos passeios do Olha! Recife

img_alt

Os inscritos poderão participar de tour exclusivo pelos estádios de futebol da cidade; por uma imersão na história de Frei Caneca, frade importante para a memória de Pernambuco; e de visitação às igrejas barrocas do centro da cidade (Foto: Maurício Ferry/ArquivoSeturel)

 

Quem gosta e tem curiosidade de saber um pouco mais sobre a história do futebol na cidade vai poder participar do Olha! Recife de ônibus deste sábado (12). O roteiro visitará os estádios dos três principais clubes do Recife. No domingo (13), o passeio a pé levará os participantes para conhecer a história de Frei Caneca, ícone da história pernambucana. E na quarta-feira (16) a caminhada visitará algumas igrejas do centro da cidade. Ter a oportunidade de participar de passeios comandados por guias de turismo locais, gratuitamente, é o que a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, promove com o projeto Olha! Recife. Conhecer a cultura e as histórias que constroem a memória da cidade já faz parte da vida dos recifenses e turistas que podem desfrutar semanalmente dos roteiros. 

O Sport Clube do Recife, o Santa Cruz Futebol Clube e o Clube Náutico Capibaribe abrirão as portas de suas sedes para um tour exclusivo pelas dependências de seus estádios. No passeio, além da visita aos clubes, será abordada um pouco da história do futebol na cidade. Os participantes que se inscreverem para esse roteiro de ônibus do próximo sábado (12), conhecerão também algumas curiosidades como a localização do primeiro campo oficial e como se deu a introdução do esporte em Recife. 

Na manhã do domingo (13), o Olha! Recife a pé levará os seus participantes para conhecer mais a história de Frei Caneca, grande personagem da história pernambucana, passando por alguns dos locais marcantes em sua história. O recifense nasceu no ano de 1779 e foi ordenado frade carmelita aos 22 anos, no Convento do Carmo. Participou ativamente da revolução de 1817 (apelidada de revolução dos padres) e da confederação do equador em 1824. Em 1825, foi arcabuzado num muro vizinho ao Forte das Cinco Pontas.

Já no Olha! Recife a pé da próxima quarta-feira (16), os inscritos percorrerão algumas igrejas do centro da cidade para uma imersão na história das construções desses templos, com destaque para o barroco, estilo arquitetônico que predominou na região nordeste do país. No roteiro, eles terão a oportunidade de entrar em igrejas como a Madre de Deus, Capela Dourada e Igreja de Nª Sr.ª do Rosário dos Homens Pretos. 

Com vagas limitadas, as inscrições para os passeios abrem nesta sexta-feira (11), às 9h, através do site www.olharecife.com.br

 

Serviço:

Olha! Recife de ônibus (Sábado)

Dia: 12/01

Hora: 14h

Saída: Praça do Arsenal

 

Olha! Recife a pé (Domingo)

Dia: 13/01

Hora: 9h

Saída: Praça do Arsenal

 

Olha! Recife a pé (Quarta-Feira)

Dia: 16/01

Hora: 14h

Saída: Praça do Arsenal