NOTÍCIAS

Cultura | 10.02.14 - 10h11

Ciclistas caem no passo para homenagear o aniversário do frevo

Marco Zero recebeu a “Ciclofaixa no Frevo”, dentro da programação da Virada Esportiva, para marcar o aniversário do mais famoso ritmo pernambucano

Inserida na programação da Virada Esportiva, a “Ciclofaixa no Frevo” homenageou, na manhã deste domingo (9), os 107 anos do mais famoso ritmo pernambucano. Para marcar a data, a Prefeitura do Recife organizou um espaço para piquenique no Marco Zero e convidou os usuários de bicicletas a comemorarem a data, em clima de folia e com a bicicleta enfeitada.

O casal Harry e Neide Carvalho resolveu atender o chamado. Cada um na sua bicicleta, eles chamavam a atenção de todos na praça com suas fantasias de “300 de Esparta”, retratando o rei Leônidas e a rainha da famosa cidade grega. “Este ano, vamos juntar um grupo de 10 amigos que usarão a mesma indumentária no Carnaval. Viemos cedo para aproveitar esse dia especial”, afirmou Harry.

Enquanto isso, uma orquestra executava os grandes clássicos do frevo, que recebeu da Unesco o título de patrimônio imaterial da humanidade. Bonecos gigantes com os rostos de ícones da cultura local, como Alceu Valença, Capiba, Chico Science e Reginaldo Rossi, contribuíam para o ambiente carnavalesco.

O também ciclista Lúcio Malta também fez questão de sair de casa e aproveitar o dia no Bairro do Recife. “É muito importante trazer a população para praticar esportes aqui no Centro. Qualidade de vida é tudo. Acho fundamental, além disso, dar um melhor aproveitamento aos espaços públicos”, afirmou. Para o evento, o Marco Zero recebeu um espaço, com mesinhas, cadeiras e barraquinhas de comida, para que recifenses e turistas pudessem fazer o piquenique.

Segundo o secretário de Turismo, Felipe Carreras, a estrutura para piquenique deve ser montada uma vez por mês. “O Marco Zero é o local de convergência das ciclofaixas, então vamos realizar a atividade aqui”, informou.