NOTÍCIAS

| 10.02.15 - 17h46

Feira de Saúde leva atendimento aos moradores do Cabanga

Até esta quarta-feira (11), a partir das 8h, moradores do Cabanga receberão a Feira de Saúde, promovida por profissionais do Distrito Sanitário I da Secretaria de Saúde do Recife. Vacinação, orientações sobre saúde bucal e prevenção de doenças contagiosas estão entre os serviços que começaram a ser oferecidos na manhã desta terça-feira. Esta é a segunda edição da Feira no Cabanga, instalada embaixo do pontilhão do metrô, na Avenida Sul.

Ainda estão sendo oferecidos serviços e orientações sobre DSTs, tuberculose, hanseníase e ação educativa sobre métodos de prevenção da dengue, filariose, leptospirose e Chikungunya. Houve a distribuição de preservativos masculinos e femininos, hipoclorito de sódio (para purificação da água) e kits de higiene bucal. As equipes da Academia da Cidade realizaram avaliações físicas nos moradores e também foram oferecidos exames de mamografia gratuitos para mulheres de 50 a 69 anos, através do Mamógrafo Móvel.

Segundo Danielle Maria, enfermeira do Distrito Sanitário I, a expectativa é de que cerca de 1.700 pessoas sejam atendidas na feira. “A ação é fundamental para trazer qualidade de vida aos moradores da ocupação da Av. Sul”, salientou. Os moradores puderam realizar também testes rápidos de HIV, sífilis, tuberculose e hanseníase, além de exames de aferição de pressão, índice glicêmico e vacinação contra Influenza, Pólio, Hepatite B e DT.

André da Costa, coordenador do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), que está organizando a comunidade, explicou a importância da ação para os moradores da ocupação. “Aqui moram muitas crianças e idosos que não tem como se deslocar até uma Unidade de Saúde, e que também não conhecem métodos de prevenção de doenças”, disse. A dona de casa Maria da Conceição, 54 anos, participou da Feira do ano passado, e veio também este ano. “Vim atualizar minha caderneta de vacinação e fazer exame de mamografia, que é muito importante”, falou.

Além dos serviços de saúde, os moradores que não têm cartão do SUS, puderam fazer o seu. Oorientações jurídicas, palestras sobre violência contra a mulher e realização do cadastro único para a população, através de parceria com a Casa da Justiça e Cidadania estavam entre outras ações realizadas. A Feira de Saúde ocorre nesta quarta-feira (11), das 8h ao meio-dia.

ASSUNTOS: