NOTÍCIAS

| 10.02.15 - 17h20

Recife prepara profissionais para reduzir danos dos foliões

A ideia é reciclar quem já desenvolve a atividade e capacitar os novos agentes que vão trabalhar no Carnaval. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

Estratégias de abordagem, tipos de drogas, atuação dos Agentes Redutores de Danos (ARD), serviços oferecidos pela Rede de Saúde do Recife, são assuntos que foram tratados no último final de semana, no auditório Policlínica Lessa de Andrade, no bairro da Madalena. Cerca de 150 profissionais foram capacitados, no sábado e domingo, para atuar durante este Carnaval na prevenção de danos à saúde. Já na abertura do treinamento, o Projeto Fábrica fez uma apresentação envolvendo a temática da droga.

O ARD, Diego Coutinho, da coordenação de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Recife, disse para uma platéia atenta que a forma de abordagem vai facilitar a aceitação de um folião que está colocado sua saúde em risco. Danielle Moura, técnica da equipe de Saúde Mental, afirmou que a ideia é reciclar quem já desenvolve a atividade e capacitar os novos agentes que vão trabalhar no Carnaval.

Danielle Moura explicou ainda que nos três momentos da capacitação, os participantes vão conhecer sobre o funcionamento da rede de saúde durante o carnaval. "Para isso teremos representantes de outros serviços como profissionais que atuam na política de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST-AIDS), de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e Secretaria de Direitos Humanos", falou. Mais de 160 profissionais vão atuar - fixos e itinerantes - nos principais polos do Carnaval do Recife.

Ação no Galo da Madrugada - No desfile do Galo da Madrugada (sábado pela manhã) serão distribuídos insumos de prevenção e realizada a troca de garrafas de vidro por garrafas plásticas (ação conjunta com a Polícia Militar) das 6h às 14h nas principais vias de acesso (Forte das Cinco Pontas, Praça Sérgio Loreto, Ponte Duarte Coelho, Aeroporto e Terminal Rodoviário – TIP) e junto aos locais de barreiras da Vigilância Sanitária: Ponte Princesa Isabel; Ponte Duarte Coelho; Av. Sul e Estação Central do Metrô.

Serão realizadas abordagens por Agentes Redutores de Danos com ações educativas e distribuição de insumos, além de encenação de arte-educadores, sensibilizando quanto ao tema do consumo de álcool e outras drogas na perspectiva de estimular a adoção de medidas preventivas, relacionadas aos comportamentos de risco dos usuários de álcool e outras drogas. As ações ocorrerão nos grandes polos (Arsenal e Pátio do Carmo), polos descentralizados - Nova Descoberta, , Varzea, Jardim São Paulo e Ibura -,polos móveis - Pracinha de Boa Viagem, Brasília Teimosa e Casa Amarela - e polinhos - Joana Bezerra, Coelhos, Santo Amaro (corredor), Linha do Tiro, Guabiraba, Corrego do Eucalipto, Corrego do Inácio, Alto do Mandú, Sítio dos Pintos, Iputinga, Roda de Fogo, Mustardinha, Bola na Rede, Passarinho, UR5, UR7, Jordão Baixo, Afogados, Mustardinha, Bongi, Prado (rua da Lama), Jiquiá, Areias, Coqueiral, Av. Do Forte, Pátio do Terço (Forte das 5 Pontas), Dois Unidos, Vila dos Comerciários, Mangabeira, Vasco da Gama, Bola na Rede, Torre, San Martin, Vila Tamandaré, Areias, Barro, IPSEP, Jordão Alto.