Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 10.02.20 - 16h51

Estudantes da Rede Municipal do Recife disputam etapa nacional da First Lego League

img_alt

O torneio de robótica será em março e classifica para a etapa mundial. Em seis anos do projeto Robótica nas Escolas, os alunos conquistaram importantes títulos, incluindo o tricampeonato brasileiro de robótica e acumulam quatro experiência de intercâmbio com as viagens para competições internacionais. (Foto: Cortesia)

 

Os dez alunos da equipe de robótica Check Ponto, da Escola Municipal Hugo Gerdau, disputarão a etapa nacional First Lego League (FLL), que acontecerá no início de março (6, 7 e 8), em São Paulo. Essa é a segunda vez que os estudantes se classificam para a etapa nacional da FFL. A classificação foi nesse final de semana, quando aconteceu a etapa regional do torneio de robótica. A etapa nacional classifica para o torneio mundial, que acontecerá no Rio de Janeiro, em abril.

O desafio desta temporada 2019/2020 foi batizado de City Shaper, que teve o objetivo de construir cidades que consigam crescer de forma inteligente, com planejamento e criatividade. A prova consiste em construir um robô, apresentar o projeto de pesquisa e cumprir os desafios propostos. Tudo realizado com as peças da Lego. "Foram 14 missões iguais para o robô construir uma cidade inteligente. Além disso, as equipes precisaram desenvolver uma pesquisa com esse tema e realizar uma apresentação de forma harmoniosa", explicou Danielle Duca, diretora executiva de Tecnologia na Educação. Na competição, as equipes Steam (EM Pedro Augusto), com dez alunos, e The Revolution (EM Aderbal Galvão), com sete alunos, ficaram na suplência.

Além do prêmio principal, que é o acesso a etapa nacional, as equipes também disputam outras categorias. A equipe The Revolution (Aderbal Galvão) também conquistou o 1º lugar na categoria Pesquisa: Solução Inovadora. Os competidores também são avaliados nas categorias Design do Robô, onde os estudantes planejam, projetam e constroem o equipamento com peças Lego; Core Values, onde são avaliados trabalho em equipe e espírito colaborativo entre os participantes do grupo; Desafio do Robô, quando os robôs possuem dois minutos e meio para cumprir as missões propostas, entre outras modalidades.

O torneio foi disputado por 38 equipes entre escolas públicas e privadas de Pernambuco. Deste total, foram 97 alunos de 11 equipes de robótica das escolas municipais que participaram da etapa regional do torneio, que é considerado uma das maiores competições mundiais e envolve jovens de 9 a 16 anos. Foram elas: 10Mistificados (EM Oswaldo Lima Filho), Cyborg (EM Karla Patrícia), Darc Fox (EM Poeta Joaquim Cardoso), Infinity Force (EM Poeta Jonatas Braga), Eletric Star: luz do amanhã (EM da Iputinga), Lógica (EM Octávio Meira Lins), The Revolution (EM Aderbal Galvão), Gigatron (EM Arquiteto Alexandre Muniz), Steam (EM Pedro Augusto), La Casa Del Lego Evolution (Clube de Robótica do Centro de Tecnologia e Educação - CETEC), além da vencedora Check Ponto (Hugo Gerdau).

Robótica - Em seis anos do projeto Robótica nas Escolas, da Prefeitura do Recife, os alunos conquistaram importantes títulos, incluindo o tricampeonato brasileiro de robótica e quatro experiência de intercâmbio com as viagens para competições internacionais. Os estudantes disputaram os mundiais da Rússia, Alemanha, Japão e Hungria. A quinta experiência acontecerá na disputa do Mundial em Portugal, entre junho e julho deste ano. O título de Tricampeão Brasileiro em Robótica foi conquistado por meio dos campeonatos de 2015, 2016 e 2019, nas cidades de Uberlândia (MG), Recife (PE) e Rio Grande (RS), respectivamente. No ano passado, eles também foram campeões nacionais da World Robot Olympiad (WRO), em São Paulo.

 

Equipe Check Ponto, da Escola Municipal Hugo Gerdau

  1. Cauã Victor Izidoro dos Santos
  2. Adrielly Liandra Izidoro dos Santos
  3. Vagner Alersio Silva de Arruda
  4. Edson Cristiano Matias dos Santos
  5. Gabriel Adriano Lima da Silva
  6. Lucas Daniel Soares Silva
  7. Nívia Gabrielle Izidoro dos Santos
  8. Rayanne Victória de Lima
  9. Samira Eduarda da Silva Santos
  10. Vitória Mendes da Conceição

 Equipe The Revolution, da Escola Municipal Aderbal Galvão)

  1. Marylia Yasmin Pereira Batista da Silva
  2. Mariane Beatriz Batista Muniz
  3. Ikaro Alexandre Neves
  4. Adrícero Emmanuel de Santana Gomes
  5. Cecília Grazielly Souza da Silva
  6. Mariana Ferreira temporal
  7. Mikaelle Ferreira Barbosa do Nascimento

 Equipe Steam, da Escola Municipal Pedro Augusto

 

  1. Andrey Ferreira Florêncio da Silva
  2. Arthur Miguel Gomes do Espírito Santo
  3. Bruno Leonardo de Sena Raposo
  4. Gleybson Anderson da Silva Nascimento
  5. Pedro Ilo de Oliveira Vila Nova
  6. Cauan Felipe Silva Castro
  7. Jonata da Silva Siqueira
  8. Luis Guilherme Santos de Oliveira
  9. Marcos Gabriel Pussa da Silva
  10. Nicolas de Castro Albuquerque Natário