Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 10.02.24 - 20h07

45ª edição do Galo da Madrugada teve sol, chuva e homenagens a Reginaldo Rossi

img_alt

O prefeito do Recife, João Campos, e uma multidão de recifenses e turistas vivenciaram a explosão de alegria do maior bloco de Carnaval do mundo. (Foto: Edson Holanda/PCR)

 

Neste Sábado de Zé Pereira, o prefeito do Recife, João Campos, cumpriu com a tradição de chegar logo cedo ao café-da-manhã do Galo da Madrugada, no Forte das Cinco Pontas, onde concedeu entrevistas à Imprensa e conversou com os foliões. Em seguida, acompanhado por secretários municipais, fez uma vistoria em locais que disponibilizaram serviços da Prefeitura do Recife, como a Central de Saúde. No camarote oficial do Galo da Madrugada, o gestor municipal curtiu as expressões culturais pernambucanas, como o frevo e o brega, enquanto dialogava com os munícipes. 

“É uma alegria chegar no Galo logo cedo e poder brincar com as pessoas, ver a irreverência, a leveza, comemorar e fazer o melhor Carnaval do Brasil. Para consolidar esse Carnaval, tem que ter o Sábado de Zé Pereira, o Sábado do Galo da Madrugada. A gente vem logo cedo para dar o start no bloco e poder aproveitar ainda mais. Neste ano, o Galo traz uma mensagem importante, é o Galo Gigante da Paz. Se em todo lugar do mundo tivesse Galo da Madrugada, não haveria guerra”, afirmou João Campos no início do dia. 

Ao ser perguntado sobre dicas para o folião do Galo da Madrugada, o prefeito do Recife falou em saúde: “Primeiro tomem muita água, porque está quente. A gente teve, inclusive, o cuidado de aumentar o número de equipes do SAMU, o número de alguns utensílios e de soro fisiológico, e sempre dando a recomendação para todo mundo se hidratar muito, sobretudo durante o dia, brincar em paz, brincar em harmonia. Venham aqui com as famílias, com os amigos. O importante é celebrar o Carnaval, e fazer tudo isso com responsabilidade”.

De acordo com a aposentada Maria de Nazareth Maciel, 83 anos, que mora em Candeias, Jaboatão dos Guararapes, o Galo da Madrugada é um evento imperdível. “Eu venho quase sempre há décadas. O Galo deste ano foi maravilhoso, muito animado, não vi brigas, foi espetacular”, comentou ela.

O Galo da Madrugada 2024 contou com 30 trios elétricos. O tema do desfile foi “Reginaldo Rossi no reinado do frevo”, com diversas bandas cantando os maiores hits do Rei unidos ao embalo do frevo. Artistas como Vanessa da Mata, Gaby Amarantos, Michel Teló, Juliette, Falcão, Conde Só Brega e André Rio fizeram a festa sobre os trios elétricos, botando o povo para dançar mesmo em momentos de chuva.