Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 10.02.24 - 10h57

Maracatus de Baque Virado abrem os Desfiles das Agremiações do Carnaval do Recife 2024

img_alt

As agremiações de cultura popular, que têm um papel fundamental na história do Carnaval do Recife, se apresentarão no domingo (11), segunda-feira (13) e terça-feira (14), prometendo animar as ruas da cidade com cores, música e muita dança. (Foto: Maurício Ferry/PCR)

 

Com compasso cadenciado e ritmo marcante, os maracatus abriram os tradicionais desfiles de agremiações do Carnaval do Recife 2024, na Avenida do Forte na noite desta sexta-feira (09). Com 13 nações de Baque Virado desfilando pela avenida, o evento celebrou e exaltou a cultura pernambucana, dando o tom festivo para os dias que se seguem.

Quem deu início aos desfiles com grande entusiasmo foi o Maracatu Nação de Oxalá, da Ilha do Coque, fazendo sua estreia na avenida. Fundado em 2002, o grupo expressou sua ansiedade e preparação para esse momento especial. "Estamos nos preparando há anos com esse grupo adulto. Então, é passo a passo, de formiguinha. É muito trabalho, então cada roupa tem muito detalhe, muita riqueza, muita mão, muito amor", disse o mestre Marcelo Tompson, um dos fundadores do Maracatu Nação de Oxalá, compartilhando a jornada do grupo e enfatizando o cuidado meticuloso e o amor dedicado.

A dona de Casa Cleide França, 40 anos, é presença constante nos desfiles das agremiações da Avenida do Forte. "Todos os anos venho prestigiar os desfiles e chamo toda a minha família e minhas vizinhas porque é simplesmente maravilhoso. Este ano parece estar ainda mais organizado, e os grupos estão ainda mais bonitos", comentou. Além do Maracatu Nação de Oxalá, desfilaram as nações: Linda Flor, Sol Brilhante, Carneiro de Ouro, Baque Forte, Almirante do Forte, Tupinambá e Raízes da África.

ASSUNTOS: