NOTÍCIAS

Turismo | 10.03.16 - 17h02

Olha! Recife passeia pela história das cidades irmãs

img_alt

Em homenagem às aniversariantes Recife e Olinda, passeio de ônibus deste sábado será dedicado aos principais cartões-postais das duas cidades. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)

 

No próximo sábado (12), dia em que se comemora o aniversário de 479 anos do Recife e 481 anos de Olinda, o Olha Recife de ônibus celebrará as belezas e histórias das cidades irmãs. Com duas saídas, uma às 9h e outra às 13h, o passeio percorrerá locais emblemáticos das duas cidades.

Entre os atrativos recifenses que serão contemplados, estão o Marco Zero e a Praça da República. Na Marin dos Caetés, os inscritos irão até o Alto da Sé, de onde se descortina uma das mais belas vistas pernambucanas, um panorama das duas cidades unidas no horizonte. Cada passeio tem, em média, duas horas de duração.

No domingo (13), o Olha! Recife Pedalando fará o roteiro Trilhos do Recife, percorrendo alguns dos principais cenários da história ferroviária da cidade, onde funcionou um dos primeiros sistemas de trens urbanos do país com um complexo de linhas que chegou a ligar cidades de todo o estado e região Nordeste.

Com saída da Praça do Arsenal, o passeio passará pela antiga estação do Brum (atual Memorial da Justiça), antigo depósito de bondes da Ferro Carril, Ponte do Limoeiro, Rua do Brum, Rua do Bom Jesus e Avenida Barbosa Lima. Seguirá pela Antiga Ponte Giratória até a antiga estação das Cinco Pontas e Antiga Estação Central, depois para a Ponte da Boa Vista e Duarte Coelho até chegar na Ponte Santa Isabel.

Também no domingo, o passeio a pé fará um circuito maçônico. Com saída da Praça do Arsenal, às 9h, a caminhada percorrerá locais que marcam a presença da maçonaria na formação histórica, política e cultural do Recife. No percurso, edificações com símbolos nas fachadas que discretamente denunciam a presença da sociedade em diversos setores como educação, engenharia e religião, como a Praça da República, o antigo Liceu de Artes e Ofícios, Rua da Penha, Igreja de São José do Ribamar, Antiga Estação Central e Casa da Cultura. No final, haverá uma visita a uma loja maçônica da cidade.

Todos os roteiros são gratuitos, numa iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, para que população e visitantes se apropriem das paisagens recifenses e das histórias que elas têm para contar. As inscrições devem ser feitas nesta sexta (11), pelo site www.olharecife.com.br, a partir das 9h. No dia do passeio, os inscritos devem levar um quilo de alimento não perecível para ser doado a instituições de caridade.

Serviço

Olha! Recife de Ônibus

Tema: Recife e Olinda

Quando: Sábado (12), às 9h e às 13h

Saída: Praça do Arsenal - Posto de Informações Turísticas

 

Olha! Recife Pedalando

Tema: Trilhos do Recife

Quando: Domingo (13), às 9h

Saída: Praça do Arsenal - Posto de Informações Turísticas

 

Olha! Recife a Pé

Tema: Circuito Maçônico

Quando: Domingo (13), às 9h

Saída: Praça do Arsenal - Posto de Informações Turísticas