Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 10.03.16 - 18h25

Parceria: panificadores distribuem embalagens com orientações para controle do Aedes aegypti

img_alt

Foram produzidos 100 mil sacolas, 50 mil sacos de papel e 500 cartazes. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

A Prefeitura do Recife ganhou mais um parceiro no combate ao mosquito Aedes aegypti. O Sindicato dos Panificadores apresentou, ontem (9), à Secretaria de Saúde do Recife, as embalagens estampadas com orientações sobre como evitar a proliferação do vetor. O material será distribuído nas cerca de 1.500 padarias da cidade.

“Esse trabalho educativo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) o eixo principal do combate ao vetor. Nós realizamos as técnicas, mas a educação é fundamental, e precisamos focar na prevenção, que é a mudança no comportamento das pessoas. Precisamos que toda sociedade se mobilize”, afirmou a secretária-executiva de Vigilância à Saúde, Cristiane Penaforte. “A capilaridade que isso vai ter junto à população é de extrema importância, pois é um assunto que ultrapassa os limites da Saúde”, completou.

Para ela, as padarias também sofrem as consequências da epidemia das três arboviroses – dengue, chikungunya e zika – que a cidade está enfrentando. “Os cuidados devem ser tomados em todos os lugares, não só na nossa casa, porque muitas vezes passamos mais tempo fora de casa, trabalhando”, alertou Cristiane. “Isso é uma realidade nossa. Em um dos estabelecimentos associados, que tem 12 funcionários, oito deles adoeceram”, contou o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação, Paulo Pereira.

De acordo com o presidente da Cooperativa de Panificação, José Cosme, foram produzidos 100 mil sacolas, 50 mil sacos de papel e 500 cartazes. “Nós nos oferecemos para atuar nesta campanha muito importante, e vamos continuar sempre presentes”, disse.

PARCERIAS – Desde que foi publicado, no Diário Oficial do Recife, o Decreto número 29.279, em dezembro, que define que a cidade está em "Situação de Emergência" por causa da epidemia de dengue, chikungunya e zika vírus, este último relacionado aos casos de microcefalia que estão sendo diagnosticados, a Prefeitura já garantiu diversos apoios no combate ao mosquito transmissor. Já foram realizadas parcerias com as Forças Armadas, Igrejas, Sindicatos de diversas categorias, Banco do Brasil, entre outros.