Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 10.03.24 - 11h31

Recife ganha a sexta Praça da Infância

img_alt

Equipamento voltado ao público infantil fica em Tejipió, e recebeu investimentos da ordem de R$ 1.141.509,69. Prefeito João Campos inaugurou espaço neste domingo (10) (Foto: Helia Scheppa)

Neste domingo (10), o prefeito do Recife, João Campos, entregou a sexta Praça da Infância da cidade, no bairro de Tejipió. As obras foram executadas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e receberam investimentos de R$ 1.141.509,69, englobando infraestrutura, brinquedos e demais componentes. A primeira Praça da Infância entregue à população fica na Praça Dom Miguel Valverde, na Encruzilhada. A segunda, no Compaz Miguel Arraes, na Av. Caxangá, a terceira unidade está localizada no bairro de San Martin, a quarta na Praça Maria Sampaio, Ibura, e a quinta na comunidade Entra Apulso, em Boa Viagem.

 

“Mais uma Praça da Infância inaugurada, agora em Tejipió, ao lado de uma escola. Essa ligação, escola com praça, lado a lado, é interessante. Toda criança que vai para a escola, vai passar pela praça e vai ter um espaço adequado de convivência. Eu prometi seis praças da infância, a gente entrega a de número seis hoje. Mais virão, vamos superar essa meta. E aqui a gente está fazendo o que há de melhor na periferia do Recife. A gente tem que trazer os melhores equipamentos, melhores brinquedos, melhor conceito urbanístico para a cidade inteira. A Praça da Infância é um exemplo disso”, destacou João Campos na ocasião.

 

Trata-se de uma intervenção paisagística na Praça de Tejipió, localizada entre a Rua Severino Varejão e a Rua Tutóia. Inicialmente, foi realizado um levantamento técnico para o reconhecimento da área a ser trabalhada e identificação da situação. Através desse mapeamento verificou-se a necessidade de trabalhar os acessos existentes com enfoque na melhoria das condições do local em razão da existência de desníveis, também foi identificada uma demanda de requalificação da quadra esportiva existente e de fornecimento de mobiliário urbano e de sinalização.

 

O projeto adotado levou em consideração as diretrizes do “Guia de princípios para remodelação das praças para infância”, que se baseia na cultura popular do Recife para nortear a identidade visual e a construção dos cenários que incluem o design e a materialidade da praça. O símbolo de maior relevância destacado neste guia foi o círculo temático baseado em elementos da natureza. Todos os equipamentos urbanos tiveram como princípios a simplicidade, buscando estimular a imaginação e a diversidade de interação tomando partido dos desníveis existentes para criar uma parede de escalada e escorrego. 

 

O secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, falou sobre os benefícios de uma praça dedicada à primeira infância ser construída junto a uma instituição educacional. “É muito bom a gente estar inaugurando mais uma Praça da Infância, a nossa sexta, um projeto muito bonito, que é um compromisso do prefeito João Campos, com uma olhar muito especial para as nossas crianças do Recife, especialmente aquelas de 0 a 6 anos de idade. A praça é toda preparada para ter um espaço para essas crianças poderem brincar, a maior parte delas estão sendo construídas ao lado de escolas ou creches, como está acontecendo aqui em Tejipió, a praça é exatamente na frente da nossa escola, que inclusive está em requalificação. Isso é ótimo porque a praça acaba se integrando ao trabalho da escola”, disse.

 

Além disso, o projeto fez uso de materiais naturais, considerando sua alta durabilidade e fácil manutenção. A implantação desses equipamentos foi determinada pela posição da quadra que foi requalificada e recebeu alambrado, assim, a caixa de areia (com brinquedos como a ponte de equilíbrio e as toras de madeira), o espaço de estar e o "círculo de vento" foram dispostos ao seu redor. Esse círculo proporciona para as crianças as diversas formas de experimentar o vento, sentindo-o ao se balançar (balanço ninho) e equilibrar (orbit) e assume destaque na proposta, sendo colocado de forma a nortear o caminho estruturante, o qual transpassa esse território conectando os espaços já citados.

 

A técnica de enfermagem, Liliane Carla, mora próximo à nova Praça da Infância, e está deslumbrada com o trabalho realizado pela Prefeitura do Recife no local. “Eu estou encantada. Eu moro aqui há mais de 40 anos e nunca vi isso ser feito. É um prefeito tão novo, mas que a gente vê que ele, por ser novo, está trazendo diversas inovações. Essa intervenção aqui envolve tanto a escola quanto a comunidade, fazendo a ligação realmente das pessoas, da população, que vêm largando do trabalho, vindo de casa, indo para a feira, vindo trazer os seus filhos para escola. São equipamentos inovadores e que foram criados a partir de ideias que existem até mesmo fora do Brasil”, comentou ela. “Eu tenho dois sobrinhos que estudam aqui, e eu dou aula de reforço, e vi como os alunos estavam super ansiosos para que a praça fosse inaugurada para poder brincar e usufruir dela”, disse ainda.

 

METODOLOGIA - As Praças da Infância estão sendo criadas a partir de uma metodologia que está sendo replicada em toda a cidade, com soluções específicas e em sintonia com o seu entorno. Esse método garante que toda criança recifense tenha acesso às mesmas qualidades proporcionadas por estes espaços. O projeto é elaborado a partir do “Guia de princípios para remodelação das praças para infância”, organizado pela Prefeitura do Recife, visando a requalificação paisagística que assegure a motivação de ações voltadas à inclusão, segurança, liberdade, orgulho e visibilidade das crianças.