NOTÍCIAS

| 10.04.13 - 15h44

Início da construção de hospital marca 100 dias de gestão

[caption id="attachment_33180" align="alignleft" width="680"] O terreno em frente à Ceasa recebeu mais de 30 máquinas para o início da construção do primeiro Hospital da Mulher do Recife. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O terreno em frente à Ceasa, no bairro do Curado, recebeu mais de 30 máquinas na manhã desta quarta-feira (10) para o início da construção do primeiro Hospital da Mulher do Recife. O prefeito Geraldo Julio esteve no local e assinou uma Ordem de Serviço autorizando a obra, que tem prazo de conclusão de 24 meses - a intervenção estava prevista para iniciar apenas em agosto, mas foi antecipada. O ato marcou os 100 dias de gestão do prefeito, que hoje começou a tirar do papel um dos mais representativos compromissos do seu programa de governo, pactuado com os recifenses ainda durante a campanha.

Com o hospital, as mulheres terão direito, em um único espaço, a um centro cirúrgico moderno, a exames de mamografia, banco de leite, setor de diagnóstico e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O equipamento terá capacidade para realizar 400 partos e 250 cirurgias por mês. Orçado em R$ 58 milhões, a unidade já tem os recursos garantidos através de uma parceria entre o município, governos de Pernambuco e Federal, e emendas parlamentares destinadas, de forma inédita, pelos três senadores e 25 deputados federais do Estado.

Para o prefeito, o dia hoje é de celebração. “Nós estamos aqui com apenas três meses de governo e já iniciamos a construção desse grande equipamento. Algo que, tradicionalmente, era para acontecer no segundo ano de governo. Eu estou muito feliz porque as máquinas já estão trabalhando para garantir um atendimento humanizado às mulheres da nossa cidade. A vida no Recife já começou a melhorar”, destacou Geraldo Julio.

[caption id="attachment_33175" align="alignleft" width="680"] O prefeito Geraldo Julio assinou uma Ordem de Serviço autorizando a obra, que tem prazo de conclusão de 24 meses. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O governador em exercício, João Lyra Neto, prestigiou o ato. Também estiveram presentes dois deputados estaduais e 12 vereadores, além de todo secretariado municipal e representantes de organizações da sociedade. Lyra Neto ressaltou a integração da PCR com o Governo do Estado como um importante instrumento para garantir o crescimento da cidade. “A Prefeitura sempre vai contar conosco. Com esse ritmo, no final do mandato nós vamos ter concluído todos os compromissos, tanto no Estado como no Executivo Municipal”, disse.

O terreno onde o Hospital da Mulher será erguido tem 30 mil metros quadrados; a área construída terá 13 mil. No local, estão sendo utilizados caminhões caçamba, uma escavadeira hidráulica, uma retroescavadeira e um trator com esteira para limpeza do terreno e instalação do canteiro de obras. Para garantir o início dos atendimentos, 500 profissionais serão contratados, sendo 120 médicos. Através de uma parceria com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, o espaço contará ainda com uma unidade de atendimento às mulheres vítimas de violência sexual.
 
A dona de casa Iranete Correia, 56 anos, fez questão de acompanhar o início das obras, que, para ela, representa a concretização de um sonho. “Isso representa um salto na qualidade do atendimento à saúde das mulheres. Eu estou aqui para aplaudir o prefeito pela excelente iniciativa. Estou me sentindo privilegiada por saber que, em pouco tempo, vou ter uma unidade de saúde especializada em cuidar da minha saúde”, comemorou.



O equipamento terá o mesmo projeto arquitetônico do Hospital da Mulher de Caruaru. O projeto foi cedido pelo Governo de Pernambuco, o que garantiu agilidade para o início das obras. Já o terreno foi cedido à Prefeitura pelo Departamento Nacional de Transportes (DNIT). O Hospital da Mulher do Recife ficará localizado entre dois corredores de transporte público, acessível tanto pela BR 101 quanto pela Avenida Recife.

CASA MÃE – Com o intuito de oferecer mais comodidade às mães das crianças prematuras que não receberem alta após o parto, o Hospital da Mulher terá a “Casa Mãe”. O espaço será dotado de quatro quartos, cada um com cinco camas. A instalação vai oferecer ainda uma sala de estar, um refeitório, uma cozinha e banheiro.

“A vida das mulheres vai mudar muito no Recife. Aqui, elas terão direito a um atendimento mais humano com a ‘Casa Mãe’, por exemplo. Nossa meta é continuar trabalhando para garantir esse tipo de atendimento em todos os segmentos da saúde de nosso município”, finalizou Geraldo Julio.