Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 10.04.19 - 14h33

Grávidas e crianças começam a receber vacina contra gripe no Recife

img_alt

Secretaria de Saúde do Recife disponibiliza 170 postos para vacinação durante a campanha. Na capital pernambucana, aproximadamente 400 mil pessoas devem receber a vacina (Foto: Cortesia)

 

As grávidas e as crianças recifenses começaram a tomar a vacina contra a gripe nesta quarta-feira (10), primeiro dia da Campanha de Vacinação Contra a Influenza. Aproximadamente 400 mil recifenses podem procurar uma das 170 unidades de saúde da família (incluindo as Upinhas), unidades básicas tradicionais e policlínicas da Prefeitura do Recife para se imunizar. A meta do Ministério da Saúde (MS) é vacinar pelo menos 90% do público-alvo. A Secretaria de Saúde do Recife abriu oficialmente a campanha 2019 na Upinha Alto do Pascoal, na zona norte da cidade.

O Dia D da 21ª Campanha de Vacinação Contra a Influenza (gripe) será realizado no dia 4 de maio, e a previsão é encerrar a campanha no dia 31 de maio. Em 2018, 100% do público-alvo foi imunizado contra a doença. A novidade deste ano é que a faixa etária das crianças que precisam se vacinar foi ampliada. Antes, o MS recomendava imunizar os menores de 5 anos, e agora a vacina será para os menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias).

Desta quarta até o próximo dia 17, das 8h às 17h, serão vacinadas apenas as gestantes e as crianças de 6 meses a menores de 6 anos. Na semana seguinte, a partir do dia 22, serão imunizados os outros grupos prioritários: pessoas com 60 anos de idade ou mais, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade em cumprimento de medidas socioeducativas; os detentos e os funcionários do sistema prisional; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A orientação do secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, é que os profissionais de saúde aproveitem o período de campanha para atualizar a Caderneta de Vacinação da população. “Nas campanhas, sempre aproveitamos a grande mobilização para melhorar as coberturas vacinais de diversas outras doenças. Vamos, por exemplo, intensificar a aplicação das vacinas contra coqueluche nas grávidas e crianças que precisarem”, explicou o secretário, que lembrou que a vacina da Influenza protege contra as gripes mais severas.

Grávida de 4 meses, a dona de casa Emanuelle Santos de Andrade, 30 anos, tomou a vacina junto com a filha de 1 ano e ainda vai levar o filho de 5 anos para se imunizar. “Toda vez que engravido, tomo a vacina da gripe para me prevenir e proteger meus filhos. No pré-natal, as profissionais aqui da Upinha Alto do Pascoal também falaram que, quando eu completar 20 semanas de gravidez, devo tomar a vacina contra coqueluche, mesmo já tendo tomado na outra gestação”, contou Emanuelle, que mora do Alto Santa Terezinha

A coordenadora do Programa de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel, explicou que a vacina é contraindicada apenas para pessoas que têm alergia a ovo e para aquelas que apresentaram alguma reação adversa em doses anteriores. Quem está com febre também deve aguardar para se vacinar depois. “A vacina é feita com vírus morto, então não existe isso de que quem toma a vacina adoece. Mas a pessoa só está protegida 10 a 15 dias depois de se imunizar, então, nesse período, ela pode se gripar”, explicou a coordenadora do PNI Recife, que também é enfermeira.

DOCUMENTOS - Além de levar a carteira de vacinação e um documento de identificação, parte do público-alvo precisa apresentar documentos que provem a necessidade da vacinação. Profissionais das redes públicas e privadas de educação e de saúde devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho, por exemplo. Mulheres puérperas necessitam de comprovação de que passaram por parto nos últimos 45 dias. Já as pessoas com comorbidade têm de apresentar encaminhamentos médicos justificando a aplicação da vacina.