NOTÍCIAS

Infraestrutura | 10.04.19 - 11h00

Prefeitura do Recife realiza recapeamento de vias em toda a cidade

Nesta primeira etapa, serão beneficiadas vias de Boa Viagem e cruzamentos com a Avenida Caxangá. Prioridade das vias beneficiadas foi checada pelo Sistema de Gestão de Pavimentos (SGP)

 

Nesta semana, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), deu início a uma série de intervenções de recapeamento asfáltico, com o intuito de entregar obras que vão impactar de forma positiva no dia a dia dos moradores da cidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas e as condições do pavimento, principalmente para o período chuvoso que começa neste mês. Serão beneficiados, nesta primeira etapa, 27 trechos na região de Setúbal, em Boa Viagem, além de 11 cruzamentos de vias com a Avenida Caxangá. Essas áreas foram analisadas e consideradas prioritárias por meio do Sistema de Gestão de Pavimentos (SGP), ferramenta criada pela Emlurb em 2013 que indica técnicas específicas de conservação de vias de forma preventiva.

O investimento nesta etapa totaliza R$ 6.275.421,23. O serviço ficará a cargo da Emlurb e contará com duas frentes de trabalho compostas por uma média de 30 pessoas, que irão utilizar máquinas fresadoras, caminhões, rolo compactador, entre outros equipamentos. Em Setúbal as intervenções serão realizadas inicialmente das 07h às 17h nas vias de menor fluxo e das 22h às 6h nas de maior fluxo. Trechos das avenidas Visconde de Jequitinhonha, Domingos Ferreira e das ruas João Cardoso Ayres, Camboim, Cônego Romeu e Sideral são exemplos de alguns dos beneficiados com a ação, que irá totalizar uma extensão de 10.704 metros de pavimento e deverá ser concluída nesta área na primeira quinzena de junho.

As obras nos 11 cruzamentos de ruas com a Avenida Caxangá deverão ser concluídas mais cedo, com previsão para o final deste mês. Nesses trechos os serviços serão realizados entre as 22h e as 6h para causar pouco impacto no trânsito. A extensão total a ser beneficiada é de 961 metros, em cruzamentos com a Caxangá a exemplo das ruas Souza Bandeira/Gregório Júnior; avenidas General San Martin/Professor Estevão de Sá; ruas Bom Pastor/David Nasser; e Avenida Afonso Olindense, entre outros.

Na próxima etapa, que começa ainda neste mês, a Emlurb irá atuar no recapeamento de outras 11 vias do município: Avenida Cruz Cabugá; Rua do Hospício (entre a Av. Conde da Boa Vista e a Maciel Pinheiro); Rua do Sol; Av. Cons. Rosa e Silva (da Rua Amélia à Rua Conselheiro Portela, apenas a faixa de ônibus); Estrada do Arraial (Rua Joseph Tourton à Rua Sebastião Alves); Rua Ricardo Hardman (Av. Rosa e Silva à Rua Uriel Cardim); Rua Nestor Silva (Santana, ao lado do Hiper de Casa Forte); Rua Teófilo de Vasconcelos; e Rua da Hora (da Rua 48 à Rua Barão de Itamaracá). Esses nove corredores passarão por obras durante a noite, das 21h às 5h. Já as ruas Francisco Alves e Carlos Porto Carreiro receberão a intervenção das 7h às 17h.

Pavimentação - A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) vem executando, desde 2013, diversas ações que garantem uma melhor qualidade de vida para a população da cidade. Intervenções na pavimentação de ruas e avenidas do Recife contribuem para melhorar o trânsito e a trafegabilidade, além de eliminar os buracos dessas vias. No recapeamento asfáltico, as ações já beneficiaram mais de 726 vias (428 km de extensão), com um investimento de R$ 161 milhões.

SGP – O Sistema de Gestão de Pavimentos foi implantado com o objetivo de trabalhar a programação de manutenção do pavimento por meio de técnicas específicas de conservação de vias. O sistema também é capaz de responder a perguntas como o que priorizar com os recursos disponíveis, o que é mais urgente e impactante a longo prazo e a priorização por região, tráfego e hierarquia. Através do diagnóstico do Índice de Condição do Pavimento (ICP), por exemplo, é possível indicar soluções e momentos adequados para intervenções distintas, como selagem de trinca, fresagem ou reconstrução da via.