Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 10.04.19 - 20h01

Recife sediará Congresso Latino-americano de Autoridades Locais

img_alt

Anúncio foi feito durante ato de filiação do Recife na Confederação Nacional dos Municípios, em Brasília (Foto: Divulgação)

 

BRASÍLIA - Em março de 2020, o Recife vai sediar o Congresso Latino-americano de Autoridades Locais (Cumbre), um encontro que reúne prefeitos e municipalistas dos países da América Latina. O anúncio foi feito pelo prefeito Geraldo Julio, nesta quarta-feira (10), no ato de filiação do Recife na Confederação Nacional de Municípios (CNM). A solenidade aconteceu em Brasília, durante a XXII Marcha dos Prefeitos, com a presença do presidente da CNM, Glademir Aroldi, do governador Paulo Câmara, do presidente da Alepe, Eriberto Medeiros e do prefeito de Olinda, Professor Lupércio, que vai co-sediar o evento.

"Hoje  fizemos um anúncio de uma conquista importante, da realização do Encontro da América Latina de Autoridades Locais, que vai acontecer em março do próximo ano, no Recife, um evento que deve reunir mais de três mil pessoas, levando pessoas de outros países para conhecer nossa cidade, gente do Brasil inteiro também. Um evento importante, um evento internacional, que foi conquistado pelo esforço de todos os prefeitos de Pernambuco, para que esse evento acontecesse no nosso estado, e vai acontecer numa parceria de Recife e Olinda", declarou o prefeito Geraldo Julio.

O encontro acontece anualmente e tem por objetivo estimular a articulação com organizações e grupos locais para a promoção de diversas atividades: culturais, artísticas, recreação e capacitação tecnológica em espaços públicos e privados do município. A proposta é deixar um legado para o território anfitrião e a população local.

A escolha do Recife para sediar o encontro se deu no fim de março, durante a edição deste ano do Congresso, em Santigo, no Chile. O Cumbre vai reunir prefeitos, autoridades locais e municipalistas dos países de toda América Latina. O tema será Cidades Inovadoras para as Pessoas. A meta é incentivar e fortalecer a apropriação política pelos governos locais da agenda de inovação, fazendo uma conexão com o cotidiano das pessoas em seus territórios.

Em 2020, o evento será organizado pelo Bureau Executivo da Federação Latino-americana de Municípios, Cidades e Associações de Governos Locais (Flacma), Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

CNM – Ainda na tarde desta quarta-feira (10), o prefeito Geraldo Julio oficializou o ingresso da Prefeitura do Recife na Confederação Nacional de Municípios. A adesão do Recife à CNM aconteceu também durante a XXII Marcha de Prefeitos, em Brasília, onde os gestores municipais de todo o Brasil fazem a defesa da pauta municipalista. 

"Acabamos de filiar a Prefeitura do Recife à Confederação Nacional dos Municípios, e é um ato e um gesto importante porque nesse momento os municípios brasileiros estão passando por um quadro de muita dificuldade. O arrocho financeiro nos municípios é muito maior. O dinheiro fica em Brasília, concentrado no Governo Federal, e os municípios é que respondem às necessidades básicas da população como uma creche, uma Unidade de Saúde da Família, uma maternidade, uma escola, tudo isso fica na responsabilidade dos municípios enquanto os recursos ficam concentrados todos em Brasília, então a Confederação Nacional dos Municípios tem um papel muito importante, e a Macha dos Prefeitos aqui em Brasília também, para colocar isso na pauta de discussão", reforçou o prefeito Geraldo Julio.