Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 10.04.23 - 12h47

Recife inicia campanha de vacinação contra a Influenza a partir de segunda-feira (10)

Na capital pernambucana, 160 postos de saúde estarão à disposição da população para se imunizar. Nessa primeira etapa, cerca de 660 mil pessoas deverão ser contemplados com a vacina

A Prefeitura do Recife está aderindo, a partir desta segunda-feira (10/04), à 25ª Campanha de Vacinação contra a Influenza. Na capital, o público-alvo dessa campanha abrange 659.690 pessoas e a meta é imunizar 90% dessa parcela da população, o que significa 593.721 pessoas. Para isso, a previsão é de que o Recife seja beneficiado com 680 mil doses da vacina Influenza Trivalente. Ao todo, 160 postos de vacinação estarão aplicando esse imunizante até o dia 31 de maio. A abertura ocorrerá no Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, situado na Avenida Dezessete de Agosto, 2.388, no bairro de Casa Forte, a partir das 7h.

Nesta campanha, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, que tomarão a vacina pela primeira vez, receberão duas doses, devendo agendar a segunda etapa com um intervalo de 30 dias da primeira aplicação. Os demais públicos tomarão apenas uma dose. Este ano, as imunizações não vão ser feitas por etapas. Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal, todos os grupos prioritários serão atendidos de forma conjunta.

Os grupos prioritários são crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais do sistema prisional, socioeducativo, população carcerária e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas. A expectativa é imunizar 90% desse público-alvo.

A população deve comparecer aos postos portando um documento de identificação com foto e seu cartão de vacinação. Em caso de atividade profissional prioritária, deve-se também levar a carteira funcional. Em caso de comorbidade ou conduções clínicas especiais, é preciso apresentar o laudo médico no momento da imunização.

“A imunização é fundamental em um cenário com circulação de diversos vírus, tempo chuvoso e com sobrecarga na rede de saúde de pacientes, especialmente crianças, com quadro de síndromes gripais. A melhor forma de cuidar da saúde é prevenção, a partir do fortalecimento do sistema imunológico, benefício garantido pela vacinação”, explica a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.