Projeto Juventude de Terreiro encerra mostrando resultado das oficinas oferecidas
Nesta sexta-feira (11) acontece o encerramento das oficinas de Fotografia e Vídeo do Projeto Juventude de Terreiro, do Programa Nacional de Segurança com Cidadania – PRONASCI, do Ministério da Justiça. Realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, o projeto atendeu um total de 45 jovens dos bairros do Alto Santa Teresinha e Santo Amaro, sempre abordando a cultura africana como tema central.
O evento acontece às 17h, no Centro Social Urbano do Alto Santa Terezinha, com apresentação de um Documentário de 15 min sobre as Rodas de Capoeira e Mostra de cerca de 25 Fotografias sobre as práticas e os cultos de Religiões de Matrizes Africanas. Todo o material foi produzido por 30 alunos das oficinas de vídeo e fotografia, em visitas a terreiros e entrevistas a praticantes e mestres de capoeira, tudo com o objetivo de conquistar o respeito às tradições, fortalecendo a tolerância e divulgando às diferenças religiosas.
Em busca de novos talentos, o Juventude de Terreiro tem como bandeira principal a elevação da auto-estima, o reconhecimento do potencial humano da juventude negra do Recife, através de elementos próprios da cultura de matrizes africanas.
Gastronomia Africana - Já o encerramento da Oficina de Gastronomia, que foi realizada em parceria com a Secretaria de Assistencia Social e IASC, será realizado na próxima terça-feira, 15/04, às 10 horas, no Centro POP - Centros de Referência Especializados para Pessoas em Situação de Rua, localizado na R. da Gloria, no bairro da Boa Vista. Na ocasião, os 15 alunos, todos frequentadores do POP, receberão certificados e apresentarão pratos afro-brasileiros para degustação do público presente. As aulas, teóricas e práticas, foram facilitadas pela instrutora Nadja Maria.