Para a PCR, todo dia é "dia de bike"
Nestes 130 dias de trabalho da nova Prefeitura do Recife (PCR), os ciclistas ganham cada dia mais espaço. A atual gestão está tomando uma série de medidas para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte e opção de lazer. O compromisso é construir 76 km de ciclovias e mudar a lógica do trânsito na cidade, priorizando pedestres, ciclistas e usuários de transporte público até 2016.
A principal medida de valorização das bikes, sem dúvida, foi a implantação da Ciclofaixa aos domingos e feriados. De uma só vez, a população alia a realização de um exercício físico a um passeio pelos principais pontos turísticos da capital pernambucana. A adesão dos recifenses e turistas ao projeto tem sido extraodinária e a PCR já está preparando uma nova rota pela cidade, que deve ser lançada em julho.
Outra iniciativa importante para estimular o uso das “magrelas” foi o convênio com o Governo do Estado para a elaboração do Plano Diretor Cicloviário. No documento, a PCR se compromete a instalar 70 pontos de aluguel de bicicletas na capital pernambucana. As primeiras dez estações serão inauguradas até o fim deste mês.
A Prefeitura também está identificando os corredores onde serão instalados bicicletários e definindo quais vias são mais apropriadas para o deslocamento dos ciclistas. Com isso, a PCR olha também para os recifenses que utilizam bicicleta para se locomover aos seus trabalhos.
EXEMPLO – O prefeito Geraldo Julio fez questão de utilizar a sua bicicleta para ir de casa até a Prefeitura do Recife nesta segunda sexta-feira de maio, quando é celebrado o Dia de Bike ao Trabalho. Foram 20 minutos de pedalada entre o bairro da Torre, onde Geraldo mora, e o Palácio Antônio Farias, no Cais do Apolo.