Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 10.05.22 - 11h23

Hospital da Mulher do Recife celebra seis anos de funcionamento com 1,2 milhão de mulheres atendidas

img_alt

Entre as ações da comemoração, haverá a inauguração do serviço de Cirurgia de Alta Frequência (CAF) para as usuárias vítimas de lesões ginecológicas pré-cancerígenas. (Foto: Andrea Rego Barros)

 

O Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, celebra, nesta terça-feira (10), seis anos de funcionamento. A unidade, ligada à Prefeitura do Recife, consolidou-se com a assistência humanizada ao parto e em diversas outras especialidades, como gestação de alto risco, atenção à mulher vítima de violência e especialidades ambulatoriais. Ao longo deste período, o HMR já atendeu 1,2 milhão de mulheres, além de ter promovido o nascimento de 30.322 bebês. Na comemoração do aniversário do Hospital, que acontecerá a partir das 10h, no Auditório Luiz Carlos Santos (térreo), haverá uma homenagem a alguns dos colaboradores mais antigos da unidade, além da inauguração de um novo serviço para as usuárias da unidade.

O evento comemorativo contará com a exibição de um vídeo com imagens das equipes que atuam no Hospital, com a apresentação do saxofonista Wagner Oliveira e com a benção ecumênica do diácono Sebastião Teixeira. Em seguida, serão homenageados alguns dos mais antigos colaboradores da unidade. A cerimônia terá também corte de bolo comemorativo e almoço especial preparado pelo setor de Nutrição da unidade.

Ainda como parte das celebrações, será reinaugurado o espaço de convivência dos colaboradores, que funciona em uma área externa do Hospital. O local foi desativado desde o início da pandemia da covid-19 e será reaberto com visual ainda mais atrativo, com muitas plantas, bancos coloridos, quadros motivacionais e espaço decorado. 

Para as usuárias do HMR, a comemoração veio em forma de serviço. Isso porque, desde o início deste mês, a unidade passou a oferecer a Cirurgia de Alta Frequência (CAF) para retirada de lesões ginecológicas pré-cancerosas. A unidade tem capacidade para realizar seis intervenções deste tipo, por semana. Para ter acesso ao procedimento, que é realizado ambulatorialmente, as mulheres devem passar, primeiramente, por uma consulta na unidade de saúde de referência e buscar encaminhamento para serem inseridas no Sistema de Regulação. 

O HMR, que representou um marco na história da cidade, por ser a primeira unidade de grande porte construída pelo município e para atendimento exclusivamente do público feminino, vem crescendo ao longo do tempo. Lá, são desenvolvidos alguns projetos de humanização, entre os quais se destacam o Minha Certidão e o Programa de Voluntariado para Doulas, para tornar a experiência do parto e da maternidade ainda mais especial (que deve ser retomado ainda no primeiro semestre deste ano). Outro destaque também é o serviço ambulatorial específico para a população LBT (lésbicas, bissexuais e transexuais-transgenitalizadas) e o Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sony Santos, que funciona 24 horas por dia.

 

Nestes seis anos de funcionamento, o Hospital da Mulher do Recife, que está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco, já realizou 1.634.881 procedimentos. Desse total, são mais de 1 milhão e 80 mil exames; 278 mil consultas; cerca de 140 mil atendimentos realizados na emergência e 5.065 cirurgias.

ASSUNTOS: