NOTÍCIAS

Cultura | 10.06.11 - 15h08

Prefeito entrega conjunto Habitacional no Brejo da Guabiraba

Todos os 320 apartamentos estão sendo ocupados por moradores da própria comunidade que estavam inscritos no programa de Auxílio Moradia

A sexta-feira (10) é de festa e alegria na Avenida Vereador Otacílio de Azevedo, 1144, no Brejo da Guabiraba, no noroeste do Recife (RPA-3), onde fica com Conjunto Habitacional Dom Hélder, que foi entregue nesta manhã pelo prefeito da Cidade, João da Costa. O investimento total da obra onde vão morar 320 famílias foi de R$ 13.160.854,52. Construído em terreno pertencente à PCR, este é o 14º Conjunto Habitacional entregue pela atual gestão, seja em projetos próprios ou em parceria com os governos federal e estadual.

Todos os apartamentos estão sendo ocupados por moradores da própria comunidade que estavam inscritos no programa de Auxílio Moradia, sendo 179 famílias provenientes de áreas de risco do entorno e 141 formadas por ex-moradores da ocupação Dom Hélder, que desde 1998 lutavam pelo direito à moradia. “Mais do que as casas, estamos realizando sonhos dos cidadãos que lutam muito ao longo das vidas. É uma alegria muito grande poder proporcionar uma casa, que, junto com a dignidade proporcionada por ela, é o maior bem adquirido por uma pessoa”, disse o prefeito João da Costa, que entregou as chaves do apartamento G1 para a moradora Maria Helena.

Ao todo são dez blocos de 32 apartamentos, todos com fachada externa texturizada, sendo cinco pintados de verde e cinco de cor rosa. Já internamente, é pintado de branco em tijolos aparentes. Os banheiros e as cozinhas ganharam piso e áreas em cerâmica branca. No Habitacional, há, ainda, estacionamento, área de lazer e centro comunitário, e está prevista a implantação de um Posto de Saúde da Família (PSF). “Ficamos muito preocupados, pois é comum o interesse de vender. Mas, essa é uma conquista muito importante que necessita de cuidados como se faz com um filho. Portanto, continuem unidos e lutando para o bem estar e a qualidade do espaço onde agora vocês moram”, falou o vice-prefeito do Recife, Milton Coelho.

Segundo o secretário de Habitação, Abelardo Neves, a população ainda vai receber muita moradia. “Até 2012 serão entregues 3.174 unidades que estão sendo construídas. Com elas, a população terá recebido um total de 4.771 unidades durante toda a gestão de João da Costa. O investimento total para todas essas obras foi de R$ 220 milhões”.

Depois de mais de 10 anos sem ter uma casa própria, finalmente, Terezinha de Brito Silva, 72 anos, voltou a um espaço dela. “Fiquei sem nada quando a barreira derrubou a minha residência. E só agora consegui me livrar do aluguel, não tenho palavras para descrever a minha felicidade”, falou. Já o líder comunitário, seu Luiz Inácio, garantiu que este é o primeiro passo. “A luta continua, vamos continuar unidos para manter este bem tão importante, que só conseguimos graças a um prefeito de um governo como o do PT”.

A entrega dos imóveis foi acompanhada pelo chefe de gabinete do prefeito, Félix Valente; os secretários municipais Roberto Arrais (Meio Ambiente), Amir Schvartz (Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras), Niedja Queiroz (Assistência Social), Evelyne Labanca (Gestão e Planejamento), Eric Carrazzoni (Comunicação), Ceça Britto (Relações com a Imprensa), José Bertotti (Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico), Rejane Pereira (Mulher); a presidente da URB, Débora Mendes; a assessora executiva de Controle, Desenvolvimento Urbana e Obras, Ana Cláudia Mota; e o coordenador do Orçamento Participativo, Augusto Miranda.

Ainda participaram do ato, o superintendente do Patrimônio da União em Pernambuco, Paulo Ferrari; o Gerente da Caixa Econômica do Cais do Apolo, Marco Aurélio; e os vereadores Almir Fernando e Josenildo Sinésio, líder da bancada do Governo na Câmara.

Histórico – O espaço onde o Conjunto Dom Hélder foi construído estava ocupado desde 1998 por moradores de baixa renda que não tinham onde morar. Após intensa mobilização popular, eles conquistaram o terreno, que foi comprado pela PCR a fim de tornar o sonho deles realidade. Durante a construção dos apartamentos, os moradores tiveram direito ao Auxilio Moradia.