NOTÍCIAS

Cultura | 10.06.13 - 09h58

Público se emociona com Xangai e Geraldo Maia na Praça do Arsenal

O cantor e compositor Xangai encerrou a noite de shows no arraial da Praça do Arsenal da Marinha. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

Um bom público acompanhou, na noite deste domingo (09), na Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife, os shows musicais da programação do São João Torcida Recife 2013, promovido pela Prefeitura e que este ano presta homenagem ao coreógrafo Mika Silva e ao cantor e compositor Maciel Melo. As apresentações mais esperadas, do pernambucano Geraldo Maia e do baiano Xangai, mostraram toda a riqueza e versatilidade de dois artistas da região que desenvolvem carreiras distintas, mas que têm como base a divulgação e exaltação do melhor da cultura brasileira. O resultado foram aplausos e demonstração de carinho de pessoas de todas as idades.
 
Após as apresentações, também elogiadas, do forrozeiro Xavier, da cidade de Limoeiro (PE), e do grupo recifense Boneca de Feira, Geraldo Maia tomou conta do palco com um repertório recheado de homenagens a Manezinho Araújo, o Rei da Embolada, já falecido, Teca Calazans, Gilberto Gil e Edu Lobo, entre outros, sem esquecer a bela composição autoral “No Armazém”, composta em parceria com Juliano Holanda.
 
Com nove discos gravados e 30 anos de carreira, Geraldo Maia, 54 anos, lançou, este ano, um CD só como músicas do carioca Chico Buarque de Holanda, juntamente com o violão de sete cordas de Vinícius Sarmento. “Há dois anos gravei o CD Ladrão de Purezas, um tributo a Manezinho Araújo. Hoje vamos apresentar um repertório mais popular”, anunciou.
      
Encerrando a noite, Xangai subiu ao palco para mostrar todo o talento de quem sabe traduzir como ninguém alma musical do interior brasileiro. Com 65 anos, 18 discos gravados e parceiros em todo o Brasil, a exemplo dos pernambucanos Geraldo Azevedo, Ivanildo Vilanova e Maciel Melo, ele aproveitou para elogiar a cultura musical pernambucana. “Vocês têm vergonha na cara, pois sabem preservar a tradição popular. São um exemplo para o Brasil e minha Bahia, que está precisando tomar um banho nas águas de Pernambuco”, frisou.
 
Estudante de Medicina, a recifense Márcia Cavalcante de Albuquerque disse que veio de Aldeia (Camaragibe) só pra ver Xangai. “Estou adorando o show. A Prefeitura está de parabéns, pois montou uma programação junina de muito bom gosto”, opinou.