NOTÍCIAS

Cultura | 10.06.13 - 19h31

Tablets e wi-fi chegam a escolas do Recife em agosto

[caption id="attachment_35145" align="alignnone" width="680"] Geraldo: “É uma alegria poder realizar esta iniciativa, que representa um marco para a educação". (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

A partir do segundo semestre letivo de 2013, cada um dos 16 mil alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da rede municipal do Recife terá um tablet com conteúdo pedagógico e acesso à internet wi-fi. O contrato de fornecimento do equipamento foi assinado pelo prefeito Geraldo Julio na tarde desta segunda-feira (10), o que representa investimento de R$ 11,6 milhões. Cada aparelho custa R$ 725. A chegada dessa tecnologia às 35 escolas que oferecem os anos finais do ensino fundamental vem acompanhada de instalação de antenas de internet wi-fi nas unidades de ensino.

Todos os estudantes do ensino fundamental II receberão seu tablet de uso individual até 30 de agosto deste ano, logo no início do segundo semestre letivo. Ao final do semestre, os alunos não terão que devolver o equipamento. Fabricado pela empresa Positivo e com dimensões de 26,6 cm x 19 cm, o aparelho tem tela de 10,1 polegadas, 2 GB de memória e disco rígido com 320 GB, além de caneta digital e teclado integrado. Já as antenas wi-fi estão em teste desde o último mês de maio. Até agosto próximo, estarão em funcionamento nas 35 unidades de ensino.



“É uma alegria poder realizar esta iniciativa, que representa um marco para a educação. Temos um dever de casa grande a ser feito, mas já começamos a fazer investimentos na área de infraestrutura das escolas, com reformas e construções; teremos 100% dos royalties do pré-sal para a educação e fomos a primeira capital a pagar o reajuste de 7,97% aos professores com o retroativo a janeiro. São várias ações que estão acontecendo dentro do programa de governo e das metas que estabelecemos”, ressaltou o prefeito Geraldo Julio.

O secretário de Educação do Recife, Valmar Corrêa de Andrade, destacou que a chegada dos tablets representa um passo fundamental para a melhoria da qualidade do ensino da rede municipal do Recife. “Haverá um ganho extremamente importante no aprendizado, pois além do tablet os estudantes terão internet. Isso facilitará o acesso aos conteúdos além dos vistos em sala de aula. É mais uma meta que pactuamos e estamos cumprindo”, afirmou.

Esta semana, os docentes começam a passar pela formação para utilizar os tablets em sala de aula. Na próxima quinta-feira (13), os gestores e coordenadores das escolas receberão a capacitação. Da próxima segunda-feira (17) até o dia 21, será a vez dos professores.