NOTÍCIAS

Cultura | 10.06.14 - 14h38

Geraldo Julio filia PCR à Amupe e incentiva o debate municipalista na sociedade

Assinatura da filiação ocorreu na manhã desta terça-feira (10) (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

"A Prefeitura do Recife não pode ficar de fora da Amupe, principalmente porque a situação da administração municipal precisa ser tema do debate de toda a sociedade. Eu procuro pautar a PCR com democracia, por isso não poderia tomar uma decisão diferente dessa". As palavras do prefeito Geraldo Julio, durante discurso, na manhã desta terça-feira (10), na assinatura do termo de renovação e responsabilidade de filiação da Prefeitura à Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), mostram a importância do Recife fazer parte da instituição.

O ato foi realizado durante assembleia na sede da Amupe, no bairro de Jardim São Paulo. Na ocasião, Geraldo Julio reiterou a importância de incluir a sociedade no debate municipalista. "Os municípios estão precisando de unidade; somar forças. A sociedade precisa entender a dificuldade que os prefeitos estão passando", afirmou o gestor da capital pernambucana, referindo-se que, antes 76% do valor arrecadado pelo Governo Federal era divido entre os municípios e hoje apenas 44% faz parte do repasse.

Responsável por conduzir a reunião, o presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, parabenizou a atitude de Geraldo Julio ao tempo em que classificou a PCR como prefeitura símbolo do Estado. "Quando o prefeito do Recife estende a mão à Amupe, isso significa estender a mão também para todo o Estado. É uma atitude de integração, de troca, intercâmbio. Uma atitude valiosa, porque não é comum que grandes cidades se integrem com as demais", salientou.

Atualmente, 171 municípios estão filiados à Amupe - incluindo o Recife. A instituição, que existe há 47 anos, tem a missão de instruir os municípios na elaboração de projetos e captação de recursos junto ao Governo Federal.