img_alt Controladoria Geral do Município - CGM

NOTÍCIAS

Controladoria | 10.06.16 - 12h06

Recife é mais uma vez nota 10 em transparência

Município desponta no primeiro lugar em avaliação do Ministério Público Federal 

 

Conforme avaliação do projeto Ranking Nacional da Transparência, patrocinado pela Câmara de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal (MPF), divulgada na última quarta-feira (08), Recife recebeu nota 10 e passa a ocupar a primeira colocação na pesquisa, ao lado de municípios como Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. No último estudo realizado pelo MPF, no ano passado, o município obteve nota 8,4 e ocupava o oitavo lugar.  

Não é a primeira vez que Recife figura entre os primeiros lugares. Ele já foi destaque em avaliações importantes capitaneadas por diversos órgãos como o Tribunal de Contas do Estado (TCE), Controladoria-Geral da União (CGU) e ainda a ONG Contas Abertas. A Controladoria Geral do Município é responsável pelas informações que o município disponibiliza no Portal da Transparência. O controlador Rafael Figueiredo, à frente da pasta, atribui o resultado ao trabalho que vem sendo realizado pelo município que é contínuo e, ainda,  ao cumprimento tempestivo dos ajustes que foram solicitados e a grande contribuição de sua equipe para isso.

Segundo avaliação do MPF o nível de transparência de estados e municípios brasileiros aumentou cerca de 31% em seis meses, a partir da atuação do ministério em todo o país.  Após a expedição de mais de 3 mil recomendações, em dezembro do ano passado, o Índice Nacional de Transparência - média de notas alcançadas por todos os municípios e estados brasileiros - subiu de 3,92, em 2015, para 5,15, em 2016. Estados e municípios que ainda descumprem as leis de transparência serão acionados judicialmente. 

A avaliação se baseou em questionário desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que selecionou as principais exigências legais e itens considerados boas práticas. Foram avaliados portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. A análise mensura o grau de cumprimento de leis referentes à transparência no Brasil, numa escala que vai de zero a dez. 

Reforço na equipe - A Prefeitura do Recife nomeou esta semana dez aprovados no concurso público para o cargo de Analista de Controle Interno. Eles vão atuar na Controladoria Geral do Município, auxiliando no  controle das áreas de finanças, obras públicas e na otimização do gasto público. O concurso público para o cargo foi realizado em setembro de 2014 e até o momento 39 pessoas aprovadas já foram convocadas. 

O resultado completo da pesquisa está disponível em: www.rankingdatransparencia.mpf.mp.br