NOTÍCIAS

Cultura | 10.07.12 - 19h30

Secretaria de Educação capacita motoristas e estagiários do transporte inclusivo

O objetivo é qualificar os profissionais que irão atender aos estudantes com necessidades educacionais especiais

 Por Edgar Lima

O objetivo é qualificar os profissionais que irão atender aos estudantes com necessidades educacionais especiais. Foto: Inaldo Lins

Até a próxima sexta (13), sempre das 13h30 às 17h30, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), por meio da Gerência de Educação Especial (GEP), realiza no Centro Administrativo Pedagógico (CAP), na Ilha do Leite, uma Formação para 20 motoristas e 20 estagiários, que vão transportar os 135 estudantes com necessidades especiais da Rede Municipal de Ensino do Recife.

A qualificação tem o objetivo de orientar os profissionais das 10 novas vans do Programa de Transporte Escolar Inclusivo, entregues pelo prefeito João da Costa, na última quinta-feira (5) e faz parte da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

Essa Formação é fundamental, pois os motoristas e estagiários estão aprendendo a lidar com um público que possuí necessidades específicas, podendo assim, otimizar um trabalho essencial para a locomoção dos estudantes", ressaltou a gerente de Educação Especial da Seel, Suzana Brainer.

Durante o curso serão trabalhados a Política Nacional para a Pessoa com Deficiência; o relacionamento interpessoal e a ética no ambiente de trabalho;  rotas alternativas e segurança no veículo; como funcionam os equipamentos das vans adaptadas; dicas de relacionamento com estudantes que possuem deficiência físicomotora, transtorno global do desenvolvimento, deficiência múltipla e surdocegueira; parada e estacionamento do veículo, embarque e desembarque e também os equipamentos de segurança dentro do veículo, a exemplo do cinto de segurança do usuário e da cadeira de rodas.

Essa capacitação vai nos ajudar no atendimento aos estudantes da Rede Municipal. Assim, poderemos oferecer um transporte seguro e de qualidade”, destacou o motorista Jailson Paiva de Santos, de 44 anos.

GEP - A Gerência de Educação Especial tem como objetivo atender aos estudantes com deficiência física (DF), deficiência intelectual (DI), deficiência múltipla (DMu), baixa visão (BV), cegueira (C), surdez (S), surdocegueira (SC), transtorno global do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação (AH/S), com o acompanhamento de uma equipe técnico pedagógica nas unidades educacionais do Recife.

Percebo que existe uma barreira a ser quebrada e esse serviço vai ajudar, proporcionando aos estudantes uma maneira segura de chegar às escolas”, ressaltou o estagiário Igor Felipe e Silva, de 18 anos.

O atendimento na Gerência de Educação Especial é feito em Salas de Recursos Multifuncionais; nos Núcleos de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação, de Educação para o Trabalho e de Cegueira.  

ASSUNTOS: