NOTÍCIAS

| 10.07.12 - 18h19

Universitários vivenciarão a realidade do SUS

Candidatos foram escolhidos para atuarem durante dez dias em Unidades de Saúde do Recife

Por Junior Aguiar

Candidatos foram escolhidos para atuarem durante dez dias em Unidades de Saúde do Recife. Foto: Antônio Tenório

No próximo dia 22, cinquenta estudantes universitários da área de saúde e outros cursos terão a oportunidade de vivenciar o Sistema Único de Saúde (SUS) nas unidades de saúde do Recife. A escolha do grupo - que irá conhecer na prática os serviços até o dia 31 -, se deu por meio de uma seleção ocorrida na tarde desta terça-feira (10) no auditório do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A iniciativa é do Ministério da Saúde por meio do VER-SUS, do Ministério da Saúde, que promove essas vivências em várias capitais do País.

Durante o seminário/capacitação, os candidatos contaram um pouco sobre a participação e o quanto isso será importante para a formação acadêmica. Em seguida, uma palestra coordenada por professores da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Federal foi realizada destrinchando o que é o VER-SUS e a importância da formação de militantes para atuar no serviço.

De acordo com o residente em Saúde Coletiva do Recife, Carlos Pitanga, é essencial o oferecimento para a formação acadêmica dos jovens. “Essa atividade possibilita espaço para a inclusão de novos militantes dentro do Sistema Único de Saúde brasileiro. Eles terão a oportunidade de vivenciar a realidade na pratica enriquecendo os conceitos na área e obtendo conhecimentos”, comentou.

Além da palestra, a dinâmica da seleção ainda abriu espaços para debates que discutiram sobre o processo de formação acadêmica na saúde, a educação na área e o papel do militante. “Este é um momento em que a Secretaria Municipal de Saúde sensibiliza os futuros profissionais para que eles se aproximem e se interessem cada vez mais pela assistência publica. É um processo de imersão de pessoas com interesse no serviço de saúde municipal”, disse o professor da UPE e um dos palestrantes, Itamar Lajes.

Os candidatos se inscreveram previamente através da internet onde foram submetidos a questionários de avaliação na área. A experiência no ambiente de atuação faz com que o universitário possa vivenciar a realidade da profissão. “A oportunidade é importante para nós alunos de Saúde porque, durante o período de trabalho poderemos saber de fato se a profissão que escolhemos realmente é a que esperamos para nossa realização profissional”, comentou o graduando em Farmácia pela UFPE, Pedro Vitor Domingos.

Aproximadamente 385 candidatos se inscreveram para o período de vivencia nas Unidades de Saúde do Recife que começa no próximo dia 22 e vai até 31. São cem vagas, destas, 50 estão destinadas para a Capital Pernambucana. Além de graduandos na área de Saúde, também participaram da seleção alunos de outros cursos, como no caso de Nancy Araújo que faz Economia Doméstica na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). “A oportunidade irá complementar os conceitos do curso que faço, já que existem algumas questões em comum na minha área e na de Saúde”, disse.

Após a série de palestras, foi feita a seleção dos estudantes contemplados. O projeto do Governo Federal em parceria com Secretaria de Saúde do Recife qualifica os futuros profissionais do SUS desde 2002.