NOTÍCIAS

Cultura | 10.07.14 - 16h17

Artesãos do Prodarte e do Programa de Economia Solidária da PCR expõem na Fenearte

Milhares de visitantes prestigiam todos os anos a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte). Para os artesãos dos programas de Desenvolvimento do Artesanato (Prodarte) e da Economia Solidária a oportunidade ajuda a alargar as vendas e permite o contato com outros profissionais e técnicas artesanais. Os dois programas são coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano do Recife e a Fenearte, que é realizada pelo Governo do Estado, segue até o sábado (12).

Ao todo, 14 pequenos artesãos do Prodarte participam da 15º edição da feira. Artigos como bordados, bijuterias, brinquedos, objetos em cerâmica, bolsas e artigos para decoração estão no estande. O espaço institucional da Prefeitura do Recife contou, também, com a participação de cinco artistas plásticos que marcaram presença durante dois dias da feira. A escolha dos artesãos se deu por meio de seleção e teve como critério base ser cadastrado no Prodarte.

Quatro grupos do Programa de Economia Solidária também estão com seus artigos em exposição. Participam da Fernarte deste ano as associações Reciclart, Cultural, Arte Curados e das Mulheres Guerreiras. Para a escolha do grupo a gerência do programa estabeleceu critérios como a participação desses artesãos em coletividade, já ter participado de capacitações oferecidas pela prefeitura e ter comercializado em outros eventos com base nos conceitos da economia popular e solidária.