NOTÍCIAS

Covid-19 | 10.07.21 - 11h38

Recife ultrapassa marca de 1 milhão de doses de vacinas contra covid-19 aplicadas

img_alt

A capital pernambucana tem mais de 60% da população com pelo menos uma dose. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Nesta sexta-feira (9), o Recife ultrapassou um milhão de doses de vacinas contra a covid-19 aplicadas. Do total de doses aplicadas, 698.836 são de primeira dose, 252.506 de segunda dose e 59.201 de dose única, somando 1.010.343 doses. Na cidade, mais de 60% dos recifenses a partir de 18 anos já receberam pelo menos uma dose da vacina, posicionando o Recife bem acima da média nacional de imunização, que atualmente está em cerca de 38%. Ontem, o Recife ainda registrou 11.400 pessoas vacinadas em um único dia, o maior número desde o início da campanha.

A campanha de vacinação contra covid-19, no Recife, começou no dia 19 de janeiro, com as equipes volantes indo nos serviços de saúde para garantir a imunização dos trabalhadores da saúde da linha de frente. Além disso, os profissionais também foram a Instituições de Longa Permanência para Idosos, residências inclusivas e pessoas acamadas. Em seguida, o Recife foi uma das primeiras capitais do Brasil a vacinar os idosos a partir de 85 anos, no dia 27 de janeiro. À medida que foram chegando mais doses, o município conseguiu avançar nos grupos prioritários e também na vacinação da população em geral, que atualmente contempla os moradores com 37 anos ou mais.

Investindo em inovação tecnológica, a Prefeitura do Recife optou por oferecer um sistema 100% digital para realizar cadastro e agendamento da população elegível para receber a vacina contra a covid-19: o Conecta Recife (http://conectarecife.recife.pe.gov.br). Dessa forma, a utilização da plataforma garante uma gestão eficiente do controle de estoque e demanda dos imunizantes, evitando, por exemplo, o desperdício de doses, a suspensão do serviço, aglomeração e filas nos centros de vacinação.

Desde o início da campanha, houve ampliação de nove para 23 pontos de vacinação na cidade – dos quais 10 são centros e 13 são pontos de drive-thru. Para dar conta de toda essa estrutura, a Prefeitura abriu mais de 1,4 mil vagas para profissionais de saúde contribuírem no enfrentamento da pandemia da covid-19. Desse total, 862 trabalhadores são para o Plano Recife Vacina e atuam nos locais de vacinação, entre eles enfermeiros e técnicos de enfermagem, apoios administrativos e estagiários de vários cursos de saúde. A campanha também contato com a parceria de várias empresas e instituições públicas e privadas em várias frentes.