Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 10.07.22 - 19h27

Com redução na procura, Prefeitura do Recife desmobiliza centro de testagem para covid-19 no Bongi

img_alt

Recifenses ainda terão acesso a outros oito locais para realizar os exames, dos quais três não têm necessidade de agendamento para toda a população. (Foto: Ikamahã/Secrtaria de Saúde do Recife)


Com a diminuição na procura pelos testes de covid-19, a partir desta segunda-feira (11), a Prefeitura do Recife vai desmobilizar o Centro de Testagem instalado no antigo Sesi da Mustardinha, no Bongi. Os recifenses ainda terão acesso a outros oitos pontos para realizar os exames, dos quais três não têm necessidade de agendamento para toda a população. Ao todo, continuarão sendo ofertados cerca de quatro mil testes por dia.

Para se ter ideia da diminuição, das cerca de 5.500 vagas disponíveis para realização dos testes de covid-19 no município, pouco mais de 2.100 foram preenchidas na última sexta-feira (8). Além da redução no número de testes realizados, essa mesma tendência também pode ser percebida na quantidade de casos positivos: na Semana Epidemiológica 26 (de 26 de junho a 2 de julho), foram feitos 21.204 exames de covid-19, sendo 5.551 positivos (26,2%). Já na SE 27 (de 3 a 9 de julho), foram realizados 14.409 dos quais 3.224 (22,4%) tiveram resultado positivo.

Com o intuito de melhorar o acesso da população a este serviço, a Secretaria de Saúde do Recife chegou a ampliar em 525% a testagem de covid-19 no município, alcançando sua capacidade máxima com 5.500 vagas diárias para realização dos exames, com a abertura de dois novos centros.

Após a mudança, a cidade passa a contar com oito pontos de testagem - desses, três funcionam de domingo a domingo, das 8h às 17h: Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Parque Dona Lindu, em Boa Viagem; e Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela. Nestes locais, não há necessidade de agendamento para realizar os exames.

Já nos pontos instalados nas Upinhas Dr. Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição; Governador Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério; e Vila Arraes, na Várzea, e nas Policlínicas Arnaldo Marques, no Ibura; e Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro, a testagem segue sendo feita exclusivamente por marcação através do site Conecta Recife ou aplicativo, clicando na aba Vamos Testar (https://conectarecife.recife.pe.gov.br/vamos-testar/).

Confira os locais de testagem da Prefeitura do Recife:

Segunda a sexta-feira:

Upinha Dr. Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição; 

Upinha Governador Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério; 

Upinha Vila Arraes, na Várzea; 

Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura; 

Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro;  

 

Domingo a domingo:

Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro;

Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela;

Parque Dona Lindu, Boa Viagem.

ASSUNTOS: